Anúncios

Amanhecer deste domingo em Cambará do Sul. Temperatura na vizinha São Francisco de Paula desceu a 2,7ºC com formação de geada. | MÁRCIO TEIXEIRA FILHO/REFÚGIO CASA DA PEDRA

Assis Brasil, há mais de um século, definiu o clima gaúcho como “anárquico”. A sua percepção há mais de cem anos ainda vale para os dias de hoje e agravada pelas mudanças climáticas que fazem do clima mais extremo. Em pleno Carnaval de 2023, os gaúchos enfrentam frio muito intenso fora de época e este domingo trouxe mínimas ainda menores que as de ontem em algumas cidades, casos da Grande Porto Alegre e da Serra.

O sábado já havia registrado mínima de 4,9ºC em Pontão e recordes de mínimas para fevereiro de 110 anos em Santa Maria e Bagé (igualou). A tarde de ontem teve máximas muito atípicas para um dia de tempo ensolarado e céu azul em fevereiro, com marcas que não superaram os 25ºC no estado e ficaram abaixo de 20ºC mesmo com sol na Serra.

As madrugadas deste fim de semana tiveram condições térmicas mais próximas de maio e de fim de setembro com mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC) em quase todas as cidades do Rio Grande do Sul. Nem o litoral, onde por efeito do mar esfria menos, escapou da temperatura baixa.

Uma massa de ar frio extraordinariamente forte e de incomum intensidade para o mês de fevereiro avançou pela América do Sul e trouxe em pleno auge do verão um fim de semana com temperaturas à noite muitíssimo abaixo do que é normal para esta época do ano.

Uma massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão de 1.024 atua entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e favorece o tempo aberto e a atmosfera seca. A massa de ar muito seco e bastante fria, de intensidade incomum para o mês de fevereiro, proporcionou acentuado resfriamento noturno e foi responsável novamente neste domingo por mínimas muitíssimo abaixo do que é normal para a climatologia de fevereiro.

Grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu neste domingo com mínimas novamente abaixo dos 10ºC. Veja a lista de mínimas observadas hoje cedo no estado gaúcho pela rede oficial de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia:

São José dos Ausentes: 6,5°C
Dom Pedrito: 6,9°C
Serafina Correa: 7,1°C
Vacaria: 7,7°C
Cambará do Sul: 7,8°C
Santa Maria: 8,2°C
Soledade: 8,4°C
Santana do Livramento: 8,5°C
Canela: 8,8°C
Teutônia: 8,9°C
Palmeira das Missões: 9,1°C
Quaraí: 9,1°C
Lagoa Vermelha: 9,3°C
Alegrete: 9,4°C
Jaguarão: 9,4°C
Bagé: 9,5°C
Ibirubá: 9,6°C
Tupanciretã: 9,7°C
Passo Fundo: 9,8°C
Capão do Leão: 10,0°C
Santo Augusto: 10,0°C
Campo Bom: 10,1°C
Porto Alegre: 10,6°C (Belém Novo)
São Luiz Gonzaga: 10,6°C
Cruz Alta: 10,7°C
Bento Gonçalves: 10,9°C
Rio Pardo: 11,2°C
Caçapava do Sul: 11,3°C
Santiago: 11,5°C
Canguçu: 11,8°C
Uruguaiana: 12,0°C
Mostardas: 12,2°C
Porto Alegre: 12,3°C (Jd Botânico)
Santa Rosa: 12,4°C
Encruzilhada do Sul: 12,6°C
Tramandaí: 13,4°C
Torres: 13,7°C
São Borja: 15,0°C

Há mais estações automáticas privadas que estações do Inmet no Rio Grande do Sul e muitas estão em baixadas que captam o frio mais intenso nestas noites de tempo aberto, ar seco e alta pressão atmosférica com vento calmo. Por isso, estas estações identificam melhor microclimas urbanos e rurais, indicando mínimas mais baixas que estações oficiais.

Estas estações particulares e da Secretaria da Agricultura registraram hoje cedo 2,7ºC em São Francisco de Paula (Tainhas), 3,4ºC em Herval, 3,7ºC em Pelotas (zona rural e baixada), 3,9ºC em Soledade, 4,7ºC em Canela (Parque do Caracol), 5,0ºC em Espumoso, 5,6ºC em Cambará do Sul, 6,7ºC em Caçapava do Sul, 7,0ºC em Três Coroas, 7,4ºC em Teutônia, 7,8ºC em Sarandi e 8,7ºC em Santa Rosa.

O frio proporcionou a formação de geada, em algumas cidades a primeira do ano e logo em fevereiro, como foi o caso de São Francisco de Paula. É provável que tenha geado em alguns outros municípios, mas não há registro visual.

Na Grande Porto Alegre, mínima de 8,6ºC em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo. Em São Leopoldo, os termômetros indicaram 12,2ºC. Em Porto Alegre, no Centro, a temperatura não baixou de 16ºC pelo efeito da ilha de calor urbano, mas no Jardim Botânico desceu a 12,3ºC (mínima oficial da cidade) e a 10,6ºC em Belém Novo, na zona Sul da cidade. Para se ter ideia, a mínima média histórica de fevereiro em Porto Alegre é de 20,7ºC.

O frio começa a perde força a partir de agora. O sol e o ar seco permitem o aquecimento e a tarde será mais quente que a do sábado, embora ainda agradável. Faz um pouco de calor no Oeste, onde as máximas passam pouco acima de 30ºC. Na Grande Porto Alegre, máximas, em geral, de 28ºC a 30ºC. O vento aumenta no fim da tarde e começo da noite, refrescando rápida e acentuadamente.