Não é nenhuma surpresa que o Rio Grande do Sul vai do 8 ao 80. Maio até ontem era resumido em chuva. Os primeiros sete dias do mês foram todos marcados por tempo chuvoso no estado com altos volumes em todas as regiões que superaram a média histórica de precipitação do mês todo em poucos dias. Foi o 80!
Agora, o oposto. A vez do 8! O tempo melhorou hoje no estado gaúcho com o ingresso de ar seco e frio de alta pressão atmosférica que afastou a frente fria e trouxe de volta o sol em dia de temperatura amena a agradável. Encerrou-se, assim, o episódio de instabilidade que foi o de maior quantidade de chuva em pelo menos um ano no estado.
Há muita gente preocupada se essa melhora do tempo seria apenas temporária. Será que desta vez vou poder lavar ou secar minhas roupas? Foi uma pergunta muitas vezes lida nesta segunda em nossas redes sociais na MetSul Meteorologia.
Pois, a resposta para quem está preocupado que a chuva retorne logo a resposta é não. Ao menos para a esmagadora maioria das cidades gaúchas. Em quase todo os municípios do estado não deve chover até a semana que vem, no mínimo.
A exceção fica por conta do Leste do estado. Massa de ar frio mais forte de trajetória marítima vai avançar na segunda metade desta semana e a umidade que vem do mar pode trazer chuva isolada ou garoa muito isolada e passageira para setores do Leste gaúcho, na Lagoa dos Patos e na costa. E mesmo assim em poucos lugares.
Portanto, em virtualmente quase todo o Rio Grande do Sul esta semana será de tempo firme com predomínio do sol, presença de nuvens em alguns momentos, madrugadas mais frias e tardes de temperatura amena.
O 8 vai ficar evidente, entretanto, não apenas por esta semana. Se o período chuvoso foi longo, o período de tempo mais seco que está começando também será prolongado. Serão muitos e muitos dias de tempo firme e com sol pela frente em maio a partir de hoje.
Os mapas acima mostram as projeções atualizadas hoje das tendências semanais do modelo meteorológico europeu para precipitação. O primeiro mapa mostra a anomalia de precipitação prevista para o período de 8 a 15 de maio e o segundo a anomalia indicada para o período de 15 a 22 de maio.
Como se observa, a tendência sinalizada pelo modelo europeu é de duas semanas de chuva abaixo a muito abaixo da média não só no Rio Grande do Sul como na maior parte do Sul do Brasil. Com isso, depois de uma primeira semana cinzenta, úmida e chuvosa, a previsão agora é de duas semanas de muito sol e tempo firme.
O tempo seco e na maior parte período aberto que vai predomina ao menos nos próximos dez dias deve favorecer noites mais frias e tardes agradáveis, mas à medida que a influência do ar frio desta semana cessa se espera que na semana que vem a temperatura se eleve mais e com algumas tardes mais quentes, o que talvez possa configurar um veranico.