Os bombeiros seguem combatendo nesta quinta-feira ainda alguns focos de incêndios na província de Córdoba, na Argentina, mas cerca de 70% dos focos já foram controlados. De acordo com as autoridades locais, nada menos de 40 mil hectares foram queimados nesta semana pelos incêndios florestais e em vegetação na província. Já o número de feridos subiu para cinco.
A diminuição da intensidade do vento durante a quarta-feira colaborou com as tarefas de combate às chamas em muitos focos de incêndios pela província. O calor também cedeu na região. A temperatura no amanhecer desta quinta na cidade de Córdoba era de apenas 10ºC, após ter batido 40ºC na terça. O fogo atingiu mais de uma centena de casas e matou animais.
Se na Argentina, os problemas provocados pelo fogo diminuem, no Uruguai a ameaça é a das águas. Os meteorologistas da MetSul emitiram uma advertência (ler em Espanhol) que o país pode ser afetado por precipitações muito volumosas nos próximos dias com acumulados em alguns pontos equivalentes até mesmo à chuva de dois meses. Há risco de inundações, especialmente em departamentos do Centro e do Norte do país. Hoje e amanhã, os uruguaios ainda podem enfrentar tormentas isoladas com vento forte e queda de granizo. (Com reproduções dos jornais La Nación e Clarin de Buenos Aires)