Departamentos do Centro e do Norte do Uruguai, exatamente como alertado pela MetSul, tiveram nas últimas horas grandes acumulados de chuva. Os maiores volumes em 24 horas até às 9 horas deste sábado foram nas estações das cidades de Treinta y Tres (103 mm), Melo (88 mm), Paso de los Toros (77 mm) e Salto (69 mm).  A tendência é seguir chovendo muito entre hoje e amanhã nos departamentos de Artigas, Salto, Rivera, Paysandu, Tacuarembó, parte de Durazno, Cerro Largo, Treinta y Tres e Rocha. Nestes departamentos há o potencial de mais 100 mm a 150 mm neste fim de semana em alguns pontos. Mantém-se o alerta de alagamentos e inundações para o Centro e o Norte do Uruguai. Um dos modelos usados pela MetSul para prognóstico de inundações acusa alto risco de alagamentos no Uruguai do Rio Negro até a fronteira com o Brasil.


O Rio Grande do Sul teve ontem o pico da onda de calor no quarto dia seguido com máximas acima de 35ºC no Estado, mas o calor perdeu força na Metade Sul e parte do Oeste. Em pequena parte do Estado até fez frio. Enquanto os termômetros marcavam 37,3ºC (marca mais alta da semana no Estado) em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, fazia apenas 13ºC no Chuí. Já Porto Alegre anotou o dia mais quente da semana com uma máxima registrada de 36,5ºC na zona Norte da cidade.


Depois de uma das tardes mais quentes deste ano, Porto Alegre teve ontem um belíssimo pôr do sol – Giovanni Martins


Entardecer da sexta no interior de Montenegro, Vale do Caí, onde calor bateu 37ºC à tarde – Por @giovanik2m via Twitter

O contraste térmico foi resultado da atuação de frente fria que deixou a sexta-feira com muitas nuvens, chuva, vento e frio no Uruguai, onde Montevidéu tinha à tarde só 11ºC. Com o aumento da cobertura de nebulosidade e o avanço da instabilidade, segue quente a partir de agora apenas no Norte gaúcho. O resfriamento se acentua do Centro para o Sul do Estado.  A MetSul Meteorologia mantém o alerta de muita chuva neste fim de semana em parte do Rio Grande do Sul. O aviso é válido especialmente para as áreas de fronteira com o Uruguai e adjacências e no Extremo Sul gaúcho. Os acumulados podem ser muito altos com volumes acima de 100/150 mm em alguns locais. Neste domingo, pode chover localmente forte nas Metades Oeste e Sul do Estado e a instabilidade avança pelo Estado com chuva na maioria das regiões no decorrer do dia.