Anúncios

Se a alternância de sol e chuva permanece desde o começo desta semana, no fim de semana se dará uma mudança radical no perfil de temperatura da atmosfera regional. Entre sexta-feira e o sábado ar extremamente quente com temperatura 10ºC a 15ºC acima do normal pra essa época do ano (mapa) tomará conta do Centro e do Norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e Rio Grande do Sul.


Para se ter ideia, os modelos projetam valores de temperatura nesta área que se costuma observar em ondas de calor do verão de até 40ºC.

Como ar por demais quente é combustível para instabilidade, desde já antecipamos que, com umidade alta e a atmosfera superaquecida, na sexta e no fim de semana haverá tempestades fortíssimas, algumas violentas e de alto potencial destrutivo, nos países vizinhos. Algumas se darão com supercélulas e risco de tornados na Argentina e Uruguai.


Esse cenário de intensa instabilidade pode já afetar o Rio Grande do Sul isoladamente no sábado, mas alcança grande parte do Estado entre domingo e segunda, quando frente fria encontrará na sua dianteira esse perfil de atmosfera muito quente.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios