O feriadão de Carnaval começou com condições atmosféricas muito ruins nas principais praias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a instabilidade predominou e com chuva forte, como se alertava. Na noite sexta-feira e madrugada de ontem, a região de Florianópolis teve chuva extrema com acumulados de até 200 mm no Norte da ilha, o que causou alagamentos. Ontem, a chuva se intensificou no Litoral Norte de Santa Catarina com acumulados superiores a 100 mm em alguns pontos da região de Balneário Camboriú. No Litoral Norte gaúcho também choveu forte. Por efeito de orografia (relevo) com o fluxo de umidade vindo do mar, a área de Maquiné teve chuva intensa com acumulado de 133 mm em apenas 24h, o que provocou temporariamente até o bloqueio da BR-101 em razão de quedas de barreiras e alagamentos (foto abaixo de Mariela Mendez).


O tempo nublado de ontem na Capital (abaixo) dá lugar a um dia de sol e nuvens hoje com períodos de céu nublado. No restante do feriadão, o sol aparece com nuvens em Porto Alegre com momentos de maior nebulosidade. O vento sopra fraco a moderado, mas com rajadas. Não se afasta instabilidade na forma de chuva ou garoa, porém passageira, hoje e principalmente nesta segunda-feira. Máximas na Capital perto de 30ºC na tarde de segunda, e de 31ºC a 33ºC nas tardes de terça e quarta. No interior gaúcho, que chegou a ter frio de 11ºC em Herval ontem de madrugada, o sol predomina no restante do feriadão com tardes mais quentes terça e na quarta, e chuva de verão por demais isolada da tarde para a noite.


No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o pior da instabilidade já passou. O tempo não firma na região no restante deste feriadão, mas os dias terão sol e nuvens com períodos de nublado, logo com momentos que serão aproveitáveis. Ainda não se pode afastar chuva localizada e passageira, especialmente nas praias entre Tramandaí e Torres (efeito da Serra). Chance maior de instabilidade nas áreas mais próximas de Torres. O vento soprará fraco a moderado com algumas rajadas. Já a temperatura segue amena nas praias, sem expectativa de calorão. No Litoral Sul, o tempo seco predomina com sol e nuvens, mas podem ocorrer períodos de nebulosidade maior. Chance de precipitação não é alta, mas se ocorrer será isolada e breve.  


Fim de tarde ontem já teve sol em parte do Litoral Norte e hoje há aberturas de céu azul – Fernando Berthold

Na costa de Santa Catarina, os indicativos são de que o tempo não firmara. O sol até aparece com nuvens no restante do feriadão, apesar de períodos de céu nublado a encoberto em que ocorre chuva. Na quarta, de acordo com alguns modelos, poderia haver uma nova intensificação da instabilidade. Esquenta mais com sensação de abafamento na primeira metade da semana, o que também tende a favorecer pancadas nas praias catarinenses. Apesar disso, não há a expectativa de calorão.


No Uruguai, o tempo seco continua a predominar no restante deste feriadão. Foi um belo sábado em Punta del Este (foto acima de José Vicente Contursi) sob influência do ar mais seco e frio. A região de Punta teve hoje mínima baixa de 14ºC enquanto em Montevidéu (Melilla) os termômetros acusaram na madrugada 15,6ºC. No interior uruguaio, fez 13,2ºC em Durazno. O sol aparece com nuvens até quarta, o frio perde força à noite e esquenta mais com tardes mais quentes (27ºC a 29ºC). O vento se intensifica neste início de semana e sopra moderado com rajadas na orla uruguaia de Montevidéu ao Chuí.