Anúncios

Rio de Janeiro (foto) tera muito sol e dias de forte calor no final desta semana após uma sequência de dias de tempo instável, nuvens e chuva | CARL DE SOUZA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Dias de chuva e temporais serão seguidos de forte calor no Sudeste do Brasil. A primeira metade desta semana é marcada pela instabilidade com uma massa de ar quente e úmido que favorece chuva frequente e temporais isolados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As condições bastante instáveis da atmosfera deixam o céu com muitas nuvens e trazem chuva no Sudeste do Brasil principalmente entre hoje e quarta-feira, sobretudo em horas da tarde e noite, quando se formam nuvens mais carregadas.


Estas nuvens são capazes de despejar grande volumes de água em curto período por chuva de intensidade forte a torrencial, que trazem alagamentos e inundações repentinas. As nuvens carregadas ainda provocam temporais com raios em que pode ocorrer vento forte ou queda de granizo.


Os dados indicam a possibilidade de chuva localmente forte a intensa, sobretudo na segunda metade do dia, entre esta segunda e quarta-feira. Os volumes somados dos três dias podem passar de 100 mm em alguns pontos e isoladamente devem se aproximar dos 200 mm.

As condições serão propícias para chuva localmente forte e temporais em todos os estados do Sudeste, mas, particularmente, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Pontos destes estados terão altos acumulados de precipitação nesta primeira metade da semana.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas do modelo WRF da MetSul para o Sudeste do Brasil até 21h de quarta. Este e outros modelos de chuva podem ser acessados pelo nosso assinante na seção de mapas.

Na cidade de São Paulo, a instabilidade predomina até quarta-feira e de quinta em diante o sol vai predominar, embora o aquecimento possa gerar nuvens isoladas carregadas com chuva e temporal. Na cidade do Rio de Janeiro, tempo instável até as primeiras horas da quinta, mas depois o tempo melhora e o sol predomina até o final da semana. A instabilidade diminui no final da semana com sol e nuvens também em Belo Horizonte.

O que vai chamar atenção no final da semana e no próximo fim de semana em São Paulo e no Rio de Janeiro será o calor. A temperatura deve passar dos 30ºC na capital paulista e no Rio devem ser esperadas máximas acima de 35ºC em alguns bairros.

A grande massa de ar quente e seco que atuará na Argentina e se estenderá ao Paraguai, Uruguai e o Sul do Brasil alcançará parte da Região Sudeste, o que vai proporcionar a menor instabilidade na região e o forte calor.

Anúncios