Anúncios

Uma massa de ar quente e úmido está instalada sobre o Rio Grande do Sul por vários dias e o ar tropical pela sua característica tende a favorecer movimentos convectivos na atmosfera. O resultado são grandes nuvens do tipo cumuliforme que impressionam. Veja algumas das imagens da sexta-feira no Rio Grande do Sul.

Porto Alegre – Alex Fabiani Santos

Ijuí – Joana Bellé

Lajeado – Ageu Kehrwald

Santa Cruz do Sul – Jean Moraes

Tapejara – Claudio dos Santos Júnior

Novo Hamburgo – Daniel Fleck

Santo Cristo – Daniel Brum

Tramandaí – Vinicius Emanuelli

Capäo da Canoa – Sérgio Lima

BR-472 – @rosalos

Porto Alegre – Mauricio Maciel

Nos meses quentes do ano, o calor e a umidade geram movimentos ascendentes na atmosfera, o que se denomina de convecção, que forma nuvens carregadas durante o dia à medida que a temperatura vai subindo. 


Por isso, as pancadas de chuva ocorrem na maioria das vezes da tarde para a noite.


É justamente o efeito do aquecimento proporcionado pela presença do sol em horas da manhã e do começo da tarde que forma as nuvens carregadas. As nuvens quando bem desenvolvidas, então, despejam chuva.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No inverno, este tipo de situação de nuvens de desenvolvimento vertical ocorre quando há circulação de um ciclone extratropical que proporciona nuvens carregadas isoladas também por convecção, mas é algo muito menos recorrente que no verão, época em que movimentos convectivos são predominantes pelo calor frequente

Anúncios