Porto Alegre escureceu no meio da tarde desta sexta-feira com nuvens mais carregadas e a presença de fumaça ainda no Rio Grande do Sul. O céu escureceu na cidade e com a baixa luminosidade a iluminação pública chegou a acender no Centro Histórico e nos bairros como se fosse noite.
A escuridão na capital gaúcha ocorreu por volta das 15h e durou cerca de 15 minutos com a passagem de nuvens mais carregadas que trouxeram chuva, mas sem temporal ou precipitação muito forte.
A redução de luminosidade pelas nuvens ocorreria mesmo sem a presença de fumaça de queimadas sobre o Rio Grande do Sul, mas se tornou maior devido à quantidade significativa de material particulado sobre o território gaúcho.
Pouco antes de escurecer em Porto Alegre, as nuvens maior desenvolvimento vertical provocaram queda de granizo no município de Barra do Ribeiro, na outra margem do Guaíba e do Norte da Lagoa dos Patos ao Sul da capital gaúcha.
Uma área de baixa pressão com ingresso de ar quente em altitude favorece o tempo instável desta sexta no Rio Grande do Sul. Em diferentes municípios do estado já houve queda de granizo, mas sem relatos de danos.
A qualidade do ar na tarde desta sexta-feira é moderada na Grande Porto Alegre com estações de monitoramento particulares medindo índices de qualidade do ar entre 60 e 90 (valores entre 51 e 100 correspondem à qualidade do ar moderada).
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.