Meios de imprensa informam que Porto Alegre registra nesta sexta-feira um dos piores índices de qualidade do ar do mundo, mas esta informação não é correta. Há muitos lugares no Brasil e no mundo com ar pior do que a região metropolitana da capital gaúcha nesta sexta.
Entenda por que a informação não é correta. As matéria se baseiam na plataforma da IQAir, uma empresa suíça que faz o monitoramento ao redor do mundo. Como a empresa informa em seu site, os dados constantes para a Grande Porto Alegre são uma mera estimativa baseada em dados de satélites e modelos numéricos. Logo, não são dados reais medidos por estações de superfície.
As matérias então comparam o dado que é estimado de Porto Alegre com ranking publicado pela empresa das grandes cidades do mundo com pior qualidade do ar, ou seja, levantamento apenas em grandes metrópoles mundiais e que não inclui milhares de cidades pequenas, médias e grandes do planeta.
Ocorre que existem dados reais de observação da qualidade do ar da Grande Porto Alegre e que são coletados por estações particulares de monitoramento consultadas pela MetSul. Estes dados reais, e não estimativos como da empresa suíça, mostravam índice de qualidade do ar ao redor de 100 (ruim) na tarde de hoje na área metropolitana, mas que chegaram a 150 (muito ruim) na madrugada.
Só que mesmo ruim a qualidade do ar na Grande Porto Alegre está muito longe de figurar entre as piores do mundo, conforme nosso levantamento.
Na mesma hora, às 16h, nesta tarde, no Brasil, estações com dados reais indicavam índice de qualidade muito piores que os da Grande Porto Alegre com 186 em Medianeira (PR), 218 em Manicoré (AM) e 334 em Corumbá (MT).
No mundo, estação de monitoramento em superfície em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, indicava índice de qualidade do ar de 314. No Canadá, Fort McMurray, em Alberta, tinha 220. Na África, a estação de qualidade do ar na embaixada dos Estados Unidos em Kinshasa, no Congo, media 282.
No Oriente Médio, a embaixada norte-americana no Kuwait media 309. Na Índia, várias estações com dados reais apontavam índice de qualidade do ar acima de 300 e algumas superiores a 500 no Norte do país. Na China, dezenas de cidades estavam com índice do ar pior que Porto Alegre.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.