Os Estados Unidos enfrentam uma sexta-feira de “tempo selvagem” nas palavras dos meteorologistas do Serviço Nacional de Meteorologia.
Wednesday's weather could be a bit wild. Hazardous winds, record warmth and thunderstorms are all in play!
Keep an eye on the forecast for updates! pic.twitter.com/ue9PuLmcDp
— NWS Omaha (@NWSOmaha) December 12, 2021
A wild day of weather is expected Wednesday as a dynamic storm system moves through the region. Lets take a look at the various components and what you can expect. pic.twitter.com/NjWxD5ende
— NWS Sioux Falls (@NWSSiouxFalls) December 14, 2021
Uma linha de tempestades violenta avança pelo Centro do país com vendavais destrutivos generalizados com rajadas acima de 100 km/h e ainda há avisos de tornados, tempestade de poeira, recordes de calor e incêndios gerados por tempo seco e quente em áreas em que deveria estar nevando.
Um intenso ciclone no meio da América do Norte com o rápido aprofundamento de uma área de baixa pressão provocou o ingresso de ar muito quente a partir do Golfo do México nas Planícies Centrais dos Estados Unidos e que chega até o Canadá.
O ar quente não apenas derrubando recordes de máximas para dezembro como por larga margem em diversos estados como Nebraska, Iowa e Illinois.
Whoaa…
Records are not just being broken, some are being smashed to pieces. 75°F in Iowa in mid December…
Unprecedented December heat with some places 40°F hotter than average. Extraordinary warmth from the Gulf of Mexico all the way into Canada. pic.twitter.com/SaGpEHC716
— Scott Duncan (@ScottDuncanWX) December 15, 2021
A temperatura nesta quarta-feira no estado norte-americano de Iowa estava 20ºC acima do que é normal para esta época do ano, um desvio positivo da média que é bizarro de tão enorme.
Breaking news: As of midday the State of #Iowa already broke its record of the highest temperature ever recorded in December with 75F at Ottumwa (still potentially rising). Previous 74F at Thurman on 6 Dec 1939. History is gonna be rewritten with hundreds of records being smashed pic.twitter.com/tZSfXXlvJZ
— Extreme Temperatures Around The World (@extremetemps) December 15, 2021
A temperatura atingiu máximas recordes e sem precedentes para dezembro em Iowa que chegaram a 25ºC. A temperatura em Des Moine, Iowa, desde o começo das medições nunca tinha atingido 70ºF (21,1ºC) em dezembro, mas hoje bateu em 23ºC.
O vento é o grande risco nesta caótica situação meteorológica de hoje nos Estados Unidos. Uma linha de tempestades associada ao ciclone varre partes centrais do país a uma velocidade absurda.
This afternoon's satellite imagery from the Plains is nothing short of stunning as a powerful storm intensifies over #NEwx.
A vast plume of blowing dust is visible south of the low as thunderstorms intensify farther east.
There have already been multiple reports of >80mph gusts pic.twitter.com/WXOBHqEZnQ
— Jack Sillin (@JackSillin) December 15, 2021
As tempestades, não o vento em superfície, estão se deslocando a 160 km/h, o que meteorologistas dizem jamais ter visto antes. É como se a corrente de jato (vento) em altos níveis da atmosfera estivesse junto à superfície com a força de uma corrente de jato em baixos níveis cujo vento supera 150 km/h.
Photos from today's wind storm. Many semi trucks toppled over today, stay safe if you are on the roads! #cowx pic.twitter.com/AjCD5ls0NM
— The Gazette (@csgazette) December 15, 2021
Uma rajada de vento de 107 milhas por hora ou 172 km/h foi observada no estado do Colorado, nas Montanhas Rochosas. Poeira tomou conta da paisagem do Colorado com baixa visibilidade e alertas de risco de incêndio. Caminhões eram virados pelo vento em rodovias do estado como se fossem de brinquedo.
Strong #winds from Southeast #Colorado #storm #hurricane pic.twitter.com/WNkAuwLUwl
— Aleksander Onishchuk (@Brave_spirit81) December 15, 2021
?#BREAKING: Dust storm with zero visibility approaching the city of Pueblo, Colorado
Police are urging drivers to avoid roadways until further notice. Winds are being recorded in excess of 80 MPH.
A Dust Storm Warning is now in effect. pic.twitter.com/yu1mzroYcV— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) December 15, 2021
Wind Storm consumes Boulder, Colorado #wind #9news #Denver7 #boulder #nwsboulder pic.twitter.com/zKivbLdIsT
— Nightwolfpack (@Nightwolfpack11) December 15, 2021
Walking the dog this morning and we got swallowed by the storm in Boulder, CO ? #boulder #colorado #storm #wind #snow #HighWindWarning pic.twitter.com/lgDB7OTXFK
— Zack (@ZackButler973) December 15, 2021
A ventania associada ao ciclone no meio da América do Norte gerou uma enorme tempestade de poeira no Centro do país. O céu ficou laranja e a visibilidade restrita com altos índices de má qualidade do ar.
WOW! Jennifer Rae sent us this video of the dust storm that hit Garden City, where the peak wind gust hit 86 mph! https://t.co/dNvTw2ftlQ#KAKEnews #KSwx #Kansas #wind #duststorm #GardenCity pic.twitter.com/jWUr6YYFEr
— KAKE News (@KAKEnews) December 15, 2021
Um dos estados mais atingidos foi o do Kansas. As cenas foram comparadas aos dos eventos do Super Bowl da década de 30, quando a degradação do solo e anos de seca levaram a gigantescas tempestades de poeira na região.
"DUST BOWL 2021" This video from Main Street in Elkhart, Kan. is just one example of the severe conditions wind and dust are creating across Kansas. https://t.co/RaVNioniQB #kwch12 #storm12 #kswx pic.twitter.com/n2QJdzX0RJ
— KWCH Eyewitness News (@KWCH12) December 15, 2021
O mesmo ciclone que traz calor recorde, vendavais destrutivos, tempestade de poeira, tempestades severas e risco de tornados provoca neve no seu flanco Oeste em estados mais ao Norte do país.
O meteorologista norte-americano Jesse Ferrel descreve o cenário meteorológico como “insanidade pura” e de “caos”. Já o meteorologista Ken Kkark afirma que em 47 anos de profissão que “inequivocamente jamais viu o que está acontecendo agora”.
Pure insanity out there. 85-95mph wind gusts common, tornado reports, dust storms, damage, fires, >100k customers w/out power. It's chaos. pic.twitter.com/fjVIEiMMAT
— Jesse Ferrell (AccuWeather) (@WeatherMatrix) December 15, 2021
I’ve been a professional Met for parts of 6 decades, 47 years. I can say unequivocally I’ve never seen what’s happening now, and will continue into Wed night, this time of year and maybe even peak svr season over this large an area. pic.twitter.com/ZtXlHW4tmH
— Ken Clark (@Kenwxman) December 15, 2021
As imagens de satélite do Centro dos Estados Unidos são impressionantes com o ciclone se aprofundando no meio do país e gerando uma linha de tempestades violenta e muito estreita que se desloca em incrível velocidade separando uma massa de ar muito quente e outra muit fria.
#GOESEast capturing probably some of the most complex and unique satellite imagery in history. pic.twitter.com/TMAZROnpo0
— US StormWatch (@US_Stormwatch) December 15, 2021
Observa-se ainda uma grande quantidade de poeira em uma área imensa sendo sugada pelo ciclone.
Não bastasse tudo isso, há ainda o risco de tornados cinco dias depois da onde devastadora de tornados que atingiu o Centro e o Meio-Oeste norte-americano.
Dangerous and unprecedented Severe (Moderate Risk 4/5) and Fire Weather conditions are expected today across portions of the CONUS. A fast moving storm system will produce multiple weather hazards through tonight. Stay weather aware and visit https://t.co/QMmU4tBZDt for more info pic.twitter.com/6PBFM83uJh
— NWS Storm Prediction Center (@NWSSPC) December 15, 2021
O Centro de Previsão de Tempestades da NOAA emitiu um alerta com nível de gravidade sem precedentes para áreas mais ao Norte dos Estados Unidos.
O risco moderado de tempo severo, que na prática significa um alto risco de tempestades severas e tornados, chega a incluir o estado do Minnesota, onde nesta época do ano costuma estar muito frio com mínimas tão baixas quanto 20ºC a 30ºC abaixo de zero em alguns dias com muita neve. Jamais havia sido emitido tal nível de alerta de tempo severo para o estado de Minnesota.