Anúncios

Hoje é o Dia Meteorológico Mundial e o Dia da Meteorologia. Celebrado todos os anos no dia 23 de março, a data marca a fundação em 1950 da Organização Meteorológica Mundial, agência da Organização das Nações Unidas dedicada ao tempo e ao clima. A cada ano, a OMM/WMO escolhe um tema para marcar a data.


Esse ano foi “O Sol, a Terra e o Tempo”. A escolha objetiva mostrar a importância do Sol para nosso sistema climático. O diâmetro da estrela é de 1,39 milhões de quilômetros, 109 vezes a da Terra. No seu núcleo, a temperatura é de 15 milhões de graus Celsius. Na superfície, parte do Sol que enxergamos, é de cerca de 5500ºC.

Sem a luz e o calor solares, a vida em nosso planeta deixaria de existir. O calor do Sol é que permite água líquida em nosso mundo e gera o ciclo hidrológico de evaporação e precipitação. Há um ciclo de atividade solar de aproximadamente 11 anos.


Nos anos de mínima atividade solar, a cada uma década, há uma maior propensão a La Niña e invernos mais frios, segundo algumas pesquisas. E é justamente a maior ou menor atividade solar que propiciam as auroras e as tempestades geomagnéticas, o chamado tempo espacial.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A inclinação do eixo da Terra relativa a sua órbita ao redor do Sol determina as estações e o quanto teremos de luz solar durante o dia em qualquer latitude. É a peça essencial do tempo, do clima e da vida.  

Anúncios