Anúncios

Várias províncias argentinas em alerta por calor | LUIS ROBAYO/AF/METSUL METEOROLOGIA

As províncias argentinas de Jujuy, Salta, Formosa, Chaco, Santiago del Estero, Tucumán, Santa Fé, Corrientes, Mendoza e San Luis estão sob alertas de nível amarelo para calor extremo que, em alguns locais, pode atingir temperaturas máximas acima de 40ºC, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina.

Grande parte do Norte do país enfrenta outro dia de calor intenso com temperaturas máximas previstas muito acima da média. Os territórios inteiros das províncias de Formosa, Chaco, Salta e Tucumán estão sob alerta meteorológico pelas temperaturas que podem ser “perigosas”, especialmente para “grupos de risco, como crianças e pessoas com mais de 65 anos com doenças crônicas”, destaca o SMN.


Além disso, o alerta inclui o Sudeste de Jujuy, o Leste de Santiago del Estero, o Noroeste de Santa Fé e uma parte do Noroeste de Corrientes. Para esta tarde, são esperadas máximas acima de 40ºC na cidade de Las Lomitas, em Formosa; enquanto para a cidade de Resistencia, no Chaco, são esperados quase 40ºC.

Além disso, as capitais das províncias de Salta, Tucumán e Formosa têm temperaturas máximas previstas para esta sexta-feira entre 34ºC e 38ºC. Na região de Cuyo, o alerta se aplica ao Nordeste de Mendoza nas localidades de Las Heras, La Paz, Lavalle, San Martín e Santa Rosa; e para um setor do Oeste de San Luis, em Belgrano e Juan Martín de Pueyrredón.


O nível amarelo do SMN implica temperaturas extremas que têm “efeitos ligeiros a moderados na saúde”, pelo que a agência meteorológica recomendou que a população destas zonas se mantenha hidratada, não se exponha a altas temperaturas, evite atividade física e use roupas claras e de cores claras. Sugere ainda evitar bebidas com cafeína, alcoólicas ou muito açucaradas, comer legumes e frutas, evitar refeições muito abundantes e dar atenção a bebês, crianças e idosos.

Ontem, o calor já foi extremo em pontos da Argentina. De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional, as máximas da quinta-feira à tarde atingiram 43,3ºC em San Juan, 41,5ºC em Jachal e 41,0ºC em Rivadavia. O calor intenso gerou tempestades com rajadas de vento que chegaram a 111 km/h em Olavarria.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios