Anúncios

Sábado amanhece com friozinho em Sobradinho (foto) e muitas cidades do Rio Grande do Sul | IARA PUNTEL

O sol, que retornou ontem ao Oeste e o Sul, aparece na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado com o avanço de ar mais seco e frio a partir do Sul. No Norte e no Nordeste gaúcho ainda há mais nuvens com aumento de nebulosidade no decorrer do dia em áreas como o Alto Uruguai, o Planalto Médio e a Serra, onde se espera chuva e garoa em algumas localidades.

O ar mais frio traz temperatura agradável e o dia amanhece com mínimas baixas para esta época do ano em cidades de diversas regiões.. Casos do Sul, Serra do Sudeste, Campanha, fronteira com o Uruguai, Centro gaúcho e Serra do Nordeste. Sob um clima de outono, marcas até abaixo de 10ºC devem ocorrer na fronteira Sudoeste enquanto na maior parte da Metade Sul o dia amanhece com marcas de 10ºC a 13ºC.


No domingo, a nebulosidade torna a aumentar no Rio Grande do Sul. O sol até aparece com nuvens em parte do Estado, especialmente no Oeste e no Sul, mas no Norte e no Nordeste gaúcho o tempo fechado predomina. Por isso, a Metade Norte tem instabilidade com chuva e garoa. Chove principalmente no Planalto Médio, Alto Uruguai, vales, Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e Litoral Norte.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para o domingo | METSUL

Nestas regiões com instabilidade, a temperatura pouco varia durante o dia e o domingo será de marcas bastante amenas com máximas abaixo dos 25ºC na maioria das cidades e que em pontos da Serra e dos Aparados sequer superariam os 20ºC pela instabilidade e atuação de ar mais frio no Rio Grande do Sul.


Grande Porto Alegre

O sábado na Grande Porto Alegre será de sol e nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade na região metropolitana. O avanço de ar mais seco e frio de Sul proporciona o retorno do sol depois da diminuição da nebulosidade durante a madrugada com tempo mais aberto na parte da manhã.

O céu pode presentar mesmo momentos de céu claro no início da manhã. Ocorre que entre a tarde e a noite as nuvens voltam a aumentar pela instabilidade na Metade Norte gaúcha. A temperatura em Porto Alegre varia entre 14ºC e 25ºC com resfriamento maior pela abertura do tempo na madrugada. A máxima não sobe muito pela influência do ar frio e do aumento da cobertura de nuvens na segunda metade do dia.

A nebulosidade vai marcar o domingo, aliás, na área metropolitana. O céu fica predominantemente nublado a encoberto com tempo fechado a maior parte do dia. Áreas de instabilidade que atuam principalmente no Nordeste do Rio Grande do Sul devem trazer momentos de chuva e garoa. Com isso, a temperatura pouco varia durante o dia. Porto Alegre deve ter entre 18ºC e 23ºC.

O que esperar da chuva

A chuva neste fim de semana tende a se concentrar no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul e ocorrer no final deste sábado e, principalmente, durante o domingo. A instabilidade deve afetar cidades do Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, vales, a Grande Porto Alegre, Serra, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte.

Os volumes, no geral, devem ser baixos. Isso porque as precipitações tendem a ocorrer mais na forma de chuva leve e garoa. No Oeste e mais ao Sul gaúcho, a influência será da massa de ar mais seco e frio que tende a inibir instabilidade. Logo, a previsão do tempo é do predomínio do tempo firme com vários dias seguidos de sol até o meio ou o final da próxima semana, o que vai beneficiar a colheita da safra de verão.

Anúncios