Anúncios

Porto Alegre terá períodos de chuva hoje e amanhã com possibilidade de precipitação moderada a forte em alguns momentos | ANSELMO CUNHA/;PMPA/METSUL METEOROLOGIA

Esta quinta-feira no Rio Grande do Sul tem maior presença de nuvens com céu nublado ou encoberto na maior parte do dia na maioria das regiões. Apesar disso, o sol pode aparecer entre as nuvens brevemente em algumas áreas do Estado, especialmente mais a Nordeste do território gaúcho pelo avanço da instabilidade de Sul e Oeste.

A atmosfera vai estar muito instável e já chove entre a madrugada e de manhã em diferentes pontos do território gaúcho, esperando-se instabilidade mais generalizada da tarde para a noite com o avanço de uma frente fria associada a um poderoso ciclone nas Ilhas Malvinas. É alta a probabilidade de nuvens carregadas se formarem, o que deve trazer chuva forte a intensa em pontos isolados com risco menor de temporal de vento e granizo no Estado.


Ante o quadro de instabilidade com abundante cobertura de nuvens e chuva em muitos pontos no decorrer do dia, a temperatura não se eleva muito e a tendência é de um dia com máximas menores no Rio Grande do Sul e que devem ficar entre 25ºC e 26ºC na maioria das cidades do Estado.

Grande Porto Alegre

Maior presença de nuvens na Grande Porto Alegre nesta quinta-feira com predomínio do céu nublado a encoberto.  A aproximação de uma frente fria induz instabilidade que traz chuva para toda a região no decorrer do dia. Risco de chuva localmente moderada a forte com trovoadas. O ar segue abafado no começo do dia antes da chuva e as nuvens impedem maior aquecimento.


Previsão do tempo para amanhã

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Uma frente fria que atua no Sul do Brasil traz mais um dia com muitas nuvens para o Estado e ainda chove ao menos em parte do dia na maioria das localidades. Os maiores volumes de chuva ocorrem na Metade Norte, onde as precipitações podem ser localmente fortes.

O avanço de ar mais frio e seco gradualmente proporciona a diminuição da instabilidade e uma melhoria a partir do Oeste e do Sul, onde já ocorrem aberturas de sol depois de um começo de dia com tempo fechado e instável. Em Porto Alegre e região metropolitana, a sexta-feira terá abundante nebulosidade e chuva, especialmente na primeira metade do dia, o que trará um dia de temperatura agradável.

Volumes de chuva

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul para 48 horas com os totais de precipitação acumulada no período previstos pelo modelo até 21h de sexta, conforme dados da rodada do WRF que ingressou na madrugada desta quinta-feira. Este modelo está disponível ao assinante na seção de mapas do site.

Observa-se a tendência de a chuva associado ao sistema frontal atingir os três estados do Sul e apresentar grande variabilidade nos volumes com altos acumulados em alguns pontos e baixos em outros no Rio Grande do Sul. A chuva, assim, será generalizada e atingirá todas as cidades gaúchas, mas os acumulados devem variar muito na soma de hoje e amanhã.

Haverá vários pontos em que as precipitações não devem exceder 10 mm ou 20 mm na soma dos dois dias, contudo em grande número de municípios a chuva deve somar ao menos 30 mm a 50 mm e com acumulados localizados mesmo próximos e acima de 100 mm em algumas localidades. São acumulados que trazem alívio isolado, porém não generalizado, para a estiagem.

Anúncios