Fernando Oliveira

Os gaúchos experimentaram um fim de semana com sol e nuvens muito aproveitável. A Metade Oeste teve muitos períodos de céu claro pelo ar seco. As madrugadas amenas e de temperatura abaixo do normal para essa época do ano proporcionaram neblina e nevoeiro em diversas áreas, inclusive na Grande Porto Alegre.

E como será a semana?

A semana que começa terá a presença do sol todos os dias no Rio Grande do Sul, entretanto isso não significa tempo firme. Sem a influência do centro de alta pressão que garantiu o tempo firme nos últimos dias e com ingresso de ar mais quente e úmido, a atmosfera estará mais próxima do padrão típico de fevereiro em que o calor traz pancadas de chuva localizadas entre a tarde e a noite. De hoje até sábado, todos os dias terão registro de chuva no Estado, mas, como enfatizado, serão precipitações passageiras e isolados. Com isso, muitas cidades gaúchas podem ter pouco ou nada de chuva no decorrer da semana.

O comportamento deste verão de chuva mais volumosa na Metade Norte e escassa na Metade Sul seguirá nessa semana, uma vez que os maiores volumes tendem a se concentrar no Norte do Rio Grande do Sul. Essas pancadas isoladas e passageiras, em alguns casos, são torrenciais e às vezes podem vir com temporais rápidos isolados.