Anúncios

Um episódio de Vórtice Ciclônico em Altos Níveis foi determinante para o temporal com chuva intensa que voltou a causar alagamentos em São Paulo e na região metropolitana da capital paulista na tarde e começo da noite desta quinta-feira.

METSUL

O vórtice em altos níveis da atmosfera encontrava-se posicionado na tarde desta quinta sobre o estado de Minas Gerais, garantindo tempo firme em grande parte do território mineiro e também no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Como as instabilidade ocorrem na periferia do vórtice, a Leste do VCAN se formaram áreas de instabilidade intensas com chuva no Leste do Nordeste do Brasil com inundações em capitais como Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Em Pernambuco, a chuva deixou sete mortes.

A Oeste do VCAN, na periferia em altitude, a circulação de umidade atua sobre o Centro-Oeste, áreas mais ao Norte da Região Sul e o estado de São Paulo. Isso contribuiu para os temporais com chuva intensa que causaram alagamentos hoje na cidade de São Paulo e em Guarapuava, no Paraná.

Além disso, em mais baixos níveis, a umidade da Amazônia é canalizada de Norte para Sul a Oeste do VCAN pelos estados do Centro-Oeste até São Paulo e o Paraná. Com a atmosfera quente e úmida, temporais isolados com chuva intensa são mais favorecidos da tarde para a noite.

Um segundo fator que contribuiu para o temporal foi o aumento da instabilidade pela aproximação de uma frente fria pela costa do Sul do Brasil associada a um centro de baixa pressão a Leste do Uruguai.

Um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma em altitudes elevadas, geralmente entre 9 e 12 km acima do solo. Esse fenômeno é caracterizado por uma circulação ciclônica (sentido horário) e está associado a áreas de divergência e convergência de ventos na atmosfera superior.

Os VCANs são mais comuns nas regiões Nordeste e Centro-Oeste durante o verão e o início do outono. Quando posicionados sobre o oceano, podem intensificar a instabilidade e levar chuvas fortes para o litoral. Quando estão sobre o continente, dependendo da posição, causam áreas de chuva forte e falta de chuva no continente.

Por isso, pelo posicionamento do vórtice neste momento, muita chuva se registrou no Nordeste enquanto há tempo firme e quente em diversos pontos de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

EARTH NULL

Como o VCAN seguirá atuando sobre o Sudeste do Brasil, oscilando entre Minas Gerais e o Norte do estado de São Paulo no final desta semana, novos episódios de chuva forte localizada com risco de alagamentos podem ser esperados nesta sexta e no sábado em estados como o Paraná e São Paulo.

O temporal de hoje causou alagamentos em todas as zonas de São Paulo, interrompeu a circulação de trens e causou quedas de árvores. Caiu granizo em alguns bairros. De acordo com a concessionária Enel, cerca de 142 mil clientes estavam sem energia no começo da noite na capital paulista e na Grande São Paulo. O gramado do estádio do Palmeiras ficou alagado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.