O primeiro dia do verão climático, que compreende o trimestre de dezembro a fevereiro, teve formação de geada em áreas isoladas do Planalto Sul Catarinense. O amanhecer desta quarta-feira teve a paisagem coberta de gelo em pontos do município de São Joaquim.
De acordo com dados da Epagri-Ciram, as mínimas no Planalto Sul de Santa Catarina ao amanhecer foram de 4,9ºC em Urupema e 5,9ºC em Urubici. Estações particulares na área indicaram marcas abaixo de 5ºC em São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
No Rio Grande do Sul, as mínimas foram baixas também para esta época do ano em alguns municípios. Os termômetros indicaram 7,1ºC em São José dos Ausentes e 7,3ºC em Soledade, Bom Jesus e Vacaria.
O frio para esta época do ano, entretanto, não se limitou às áreas de maior altitude do Estado. As mínimas caíram a 11,9ºC em Quaraí e 13,5ºC em Livramento, por exemplo, na fronteira com o Uruguai. No Noroeste, Santa Rosa anotou 11,6ºC. Fez ainda 8,6ºC em Capão Bonito do Sul, 8,9ºC em Getúlio Vargas, 9,4ºC em Chapada e 9,9ºC em Espumoso.
O ciclone no oceano impulsionou ar mais seco no Oeste, no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul, o que, com o tempo mais aberto, favoreceu maior resfriamento noturno e as mínimas mais baixas. No Sul e grande parte do Leste do Estado, esta quarta começou com abundante nebulosidade e chuva em diferentes pontos, frustrando queda maior da temperatura em horas da madrugada.
A previsão é de ingresso de ar mais frio no Rio Grande do Sul nesta quinta e tempo mais seco e aberto no território gaúcho agora durante esta segunda metade da semana. Com isso, o Estado seguirá registrando mínimas baixas para dezembro com madrugadas frias para esta época do ano em diversas localidades. Marcas abaixo de 10ºC, como de hoje, podem se repetir principalmente em cidades de maior altitude, sobretudo em baixadas.
O fenômeno La Niña no Pacífico Equatorial favorece incursões tardias de ar frio e mínimas baixas em alguns dias mesmo durante o período mais quente do ano. Novo ingresso de ar frio com marcas amenas já é indicado para a próxima semana.