Anúncios

A rápida aproximação de uma forte massa de ar frio de origem polar pelo Sul organiza e intensifica uma frente fria na manhã desta quinta-feira no Sul e no Sudoeste do Rio Grande do Sul enquanto nas demais regiões o sol aparece com nuvens (em alguns locais com muitas nuvens) ainda sob o domínio de uma massa de ar quente. Às 8h da manhã de hoje, a temperatura já estava acima de 20ºC em Porto Alegre, mas no mesmo horário fazia 5ºC em Buenos Aires. Ontem, a formação de áreas de instabilidade trouxe granizo no período da tarde na cidade uruguaia de Lascano, departamento Rocha (foto de Peter Bonino).



Prepare-se para o sobe e desce da chuva devido à frente que se tornará semi-estacionária no Estado, ora avançando para Norte, ora recuando para o Sul. Mantém-se o alerta da MetSul quanto ao risco de cheias. A instabilidade que atinge desde cedo o Sul e o Sudoeste gaúcho avançará nas próximas horas para o Norte, alcançando a maioria das áreas. Por isso, a instabilidade em Porto Alegre concentra-se hoje na segunda metade do dia. Amanhã, a chuva atuaria mais no Norte do Estado e Santa Catarina com melhoria do tempo entre o Sul, parte do Oeste e pontos do Centro, mas o começo do dia ainda tem instabilidade. No sábado, a chuva recuar de Santa Catarina para Sul e se reforça com área de baixa pressão, atingindo a maioria das regiões gaúchas. No domingo, a chuva voltaria a avançar para o Norte, melhorando o tempo no Sul e no Sudoeste, mas com muita chuva do Centro pro Norte e o Nordeste do Estado, principalmente no começo do dia. O período entre a tarde e a noite de sábado e o começo do domingo é o de maior preocupação para chuva volumosa do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul e Porto Alegre, podendo ser registrados altos volumes em curtos períodos com alagamentos. Alguns modelos ainda mantêm a chuva no quadrante Nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Capital, segunda e na terça.



Projeção de chuva acumulada em cinco dias das últimas duas saídas do modelo MBAR (Modelo Brasileiro de Alta Resolução) segue indicando volumes muito altos sobre as bacias dos principais rios que cortam a Metade Norte do Rio Grande do Sul

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A temperatura entra em forte declínio hoje com vento de Sul do Centro para o Sul do Rio Grande do Sul até o final do dia. Porto Alegre terá temperatura muito menor e sensação de frio no final do dia. A temperatura cai ainda mais amanhã na maioria das regiões e vai se manter baixa até, pelo menos, a metade da semana que vem. Máximas muito baixas no Estado devem ser esperadas nos próximos dias, especialmente em cidades com chuva. As menores mínimas nos próximos dias devem ocorrer no Sul, Campanha, e no Oeste gaúcho, onde o tempo estará mais seco.

Anúncios