Anúncios

Nuvens carregadas no horizonte Oeste de Porto Alegre no final da tarde deste domingo. Atmosfera segue instágvel com chuva em diversas regiões nesta noite. | ROSINARA FERREIRA

O Rio Grande do Sul experimentou neste domingo mais um dia de temperaturas muito altas com calor excessivo no Oeste do estado. Um combo de calorão, abafamento, chuva e temporais isolados. Foi o segundo dia consecutivo em que as máximas oficiais no estado ficaram perto dos 40ºC em cidades mais a Oeste do território gaúcho em jornada que foi marcada também pelo abafamento com o aumento das nuvens e chuva em diversas regiões.

De acordo com dados de estações oficiais, as máximas neste fim de semana no Rio Grande do Sul foram no sábado de 39,8ºC em Quaraí e hoje de 39,4ºC em Uruguaiana. Fez ainda neste domingo 39,1ºC em Quaraí; 38,1ºC em São Luiz Gonzaga; 37,5ºC em Alegrete; e 37,4ºC em Rio Pardo e Campo Bom.


Várias outras cidades anotaram máximas nas casas de 35ºC e 36ºC, como Santa Maria, São Gabriel, São Vicente do Sul, Santiago e Encruzilhada do Sul. Em Porto Alegre, no Sul da cidade, a temperatura máxima foi de 33,9ºC em Belém Novo. No Aeroporto, a máxima chegou a 34ºC.

O Rio Grande do Sul está sob efeito de uma grande massa de ar quente que cobre a Argentina com domo de calor no país vizinho, o que faz com que a temperatura em várias províncias argentinas supere os 40ºC dia após dia. A Argentina completa mais de dez dias seguidos com marcas acima de 40ºC.


Com a passagem de uma frente fria de escassa atividade pela costa e o ar muito quente no continente, nuvens carregadas se formaram neste domingo em diversas regiões do Rio Grande do Sul com pancadas de chuva e temporais isolados. Caiu granizo em pontos da Serra, como na Região das Hortênsias, e na fronteira com o Uruguai, em Livramento.

O quadro de instabilidade permanece na noite deste domingo e no começo da segunda ainda no Rio Grande do Sul e não se pode descartar a possiblidade ainda de chuva forte e temporais em pontos localizados, uma vez que nuvens carregadas seguem sobre o estado.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas em parte do estado ocorrem momentos de maior nebulosidade. A atmosfera aquecida traz outro dia com chuva isolada de verão, mas em menor número de locais que hoje e de forma ainda mais localizada. Em pontos muito isolados, pode chover forte.

Segue quente com calor mais intenso na Fronteira Oeste, onde as máximas passam de 35ºC nas áreas de Uruguaiana, Quaraí e Itaqui. Mais a Leste, nos vales e na Grande Porto Alegre, o dia é abafado e não aquece tanto quanto neste domingo, prevendo-se marcas de 31ºC a 33ºC na maioria dos locais.

O calor, entretanto, volta a aumentar muito no decorrer da semana. Modelos numéricos indicam que o centro da bolha de calor na segunda metade desta semana se deslocará gradualmente do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, o que fará com que as temperaturas se elevem ainda mais com tardes de calor excessivo.

Com isso, a segunda metade desta semana e o período inicial do Carnaval devem ter dias de calor muito intenso e em algumas localidades extremo. Várias regiões gaúchas terão marcas perto ou acima dos 40ºC, inclusive Porto Alegre e a região metropolitana. Os dias mais quentes tendem a ser a sexta-feira e o sábado, quando as máximas próximas ou acima de 40ºC devem ser observadas em grande número de municípios.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios