Anúncios

O mês de março foi o mais quente registrado no mundo desde que se iniciaram os registros modernos de temperatura, anunciou nesta terça-feira o Sistema Copernicus da União Europeia. Com uma temperatura média do ar à superfície de 14,14°C, a média de temperatura global no mês ficou 0,73°C acima da média de março da série 1991-2020 e 0,10°C acima do recorde anterior de março 2016.

COPERNICUS

Foi o décimo mês consecutivo em que a média mensal foi recorde no planeta, informou o Copernicus. O mês foi 1,68°C mais quente do que uma estimativa da média de março para 1850-1900, o período de referência pré-industrial.

A temperatura média global dos últimos doze meses (abril de 2023 a março de 2024) é a mais elevada de que há registo, 0,70°C acima da média de 1991-2020 e 1,58°C acima da média pré-industrial de 1850-1900.

Foi o segundo março mais quente já observado na Europa. As temperaturas estiveram acima da média no Leste da América do Norte, na Groenlândia, no Leste da Rússia, na América Central, em partes da América do Sul, em muitas partes de África, no Sul da Austrália e em partes da Antártida.

As temperaturas foram especialmente altas no mês na América Central, onde a seca continua a afetar o transporte marítimo pelo Canal do Panamá, e em partes da América do Sul, particularmente na Venezuela e na região central do continente. Muitas partes de África também registaram temperaturas excepcionalmente elevadas.

A temperatura do Oceano Atlântico tropical seguiu em níveis extraordinariamente altos ao longo do mês de março. A maior anomalia diária de temperatura da superfície dos oceanos entre 60ºS e 60°N esteve apenas alguns centésimos de grau abaixo do máximo absoluto de 21,09°C alcançado no final de fevereiro. A média para março, de 21,07°C, tornou-se o valor mensal mais alto já registado, ultrapassando marginalmente o máximo mensal anterior de 21,06°C registado em fevereiro.

O Copernicus observa que embora o El Niño tenha contribuído de forma importante para as elevadas temperaturas oceânicas nos últimos meses, as anomalias de temperatura do mar no Pacífico equatorial oriental já caíram abaixo da média de 1991-2020 em alguns locais durante o mês de março. As anomalias foram, no entanto, as mais elevadas já registadas numa parte considerável do Pacífico Oeste tropical.

Além disso, as temperaturas oceânicas fora do Pacífico equatorial são um dos principais contribuintes para os atuais registos globais. Houve valores recordes para março em uma porção substancial do Oceano Atlântico (Atlântico subtropical e Atlântico equatorial), no Oeste do Oceano Índico, no setor do Oceano Antártico ao Sul da África do Sul, bem como em várias partes do Oceano Pacífico extratropical.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.