O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira com cara de inverno com frio, nuvens, vento e chuva. Consequência da interação de uma área de baixa pressão, responsável pelo tempo instável, com uma massa de ar frio que ingressou no domingo e manteve a temperatura baixa por mais um dia com mínimas invernais em algumas regiões.
A segunda-feira teve início com mínimas mais típicas de junho ou julho que outubro em parte do estado. De acordo com dados de estações meteorológicas, a temperatura no começo do dia desceu a apenas em 1,7ºC em Herval, 2,5ºC em São José dos Ausentes, 2,6ºC em Quaraí, 3,0ºC em Livramento, 3,9ºC em Cambará do Sul, 4,2ºC em Pinheiro Machado, 4,4ºC no Chuí, 4,6ºC em Dom Pedrito e 4,9ºC em Jaguarão e Gramado.
O frio se fez sentir em grande parte do território gaúcho com mínimas muito baixas para esta época do ano em outras localidades que tiveram 5,1ºC em Camaquã, 5,7ºC em Caçapava do Sul, 5,9ºC em Bagé e Cruz Alta, 6,0ºC em São Luiz Gonzaga, 6,3ºC em Uruguaiana e Santa Maria, 6,7ºC em Rio Pardo e Santiago, e 6,9ºC em Soledade e Tupanciretã.
Com a massa de ar frio e o aumento da nebulosidade e chuva em muitos pontos do Rio Grande do Sul, as máximas à tarde também foram muito baixas para esta época do ano em quase todo o estado, com exceção de locais mais a Oeste.
Mais de 90% do território gaúcho registrou máximas à tarde inferiores a 20ºC. Até o fim da tarde, com base em dados de estações oficiais, não fez mais que 6,7ºC em Ausentes, 8,3ºC em Cambará do Sul, 11,0ºC em Canela, 11,7ºC em Soledade, 12,2ºC em Bento Gonçalves, 13,2ºC em Erechim, 13,4ºC em Cruz Alta, 13,7ºC em Tupanciretã e 13,9ºC em Passo Fundo.
Em Porto Alegre, depois de amanhecer com 9,6ºC, a máxima da tarde não superou 16,5ºC. A mínima na capital foi 6,1ºC abaixo do que é normal para esta época do ano e a máxima se situou 8,7ºC abaixo da média das máximas histórica de outubro.