Anúncios

Serra Gaúcha tem uma prévia do clima de inverno com sequência de dias de frio e que agora trará formação de geada em baixadas de diversos municípios | Edimilson Watzlavick

Clima de inverno se instala no Rio Grande do Sul com uma sequência de dias de baixa temperatura. Primeiro vieram as máximas baixas e agora virá o frio mais intenso à noite. 

Com efeito, a tarde de hoje voltou a ser fria com marcas bastante baixas. Às 15h, os termômetros indicavam 8,1ºC em São José dos Ausentes, 8,3ºC em Canela, 8,6ºC em Caxias do Sul, 8,8ºC em Cambará do Sul, 10,8ºC em Bento Gonçalves, 10,9ºC em Soledade, 11,2ºC em Serafina Correa, 11,3ºC em Erechim, 12,0ºC em Ibirubá e 12,6ºC em Cruz Alta. 


A temperatura baixa da tarde se deveu à presença de muitas nuvens com o ingresso de ar mais frio, mas a partir desta sexta muda a característica deste episódio de frio. 

A temperatura mais baixa que chama a atenção deixa de ser a máxima e passa a ser a mínima com o tempo mais aberto e o ar seco que favorecem resfriamento durante a noite mais acentuado. 

As madrugadas desta sexta e do fim de semana terão mínimas abaixo de 5ºC em diferentes locais, o que deve trazer geada em regiões como, por exemplo, a Serra, os Aparados, o Alto Uruguai, o Planalto, o Noroeste, a Campanha e a Serra do Sudeste. A geada deve ocorrer notadamente em baixadas destas regiões e não em todos os pontos. 

As tardes, por sua vez, devem ser amenas e agradáveis com o aquecimento gradual que se espera para o fim de semana e o começo da próxima semana. 

Já nesta sexta, mas, especialmente, no fim de semana e no início da próxima semana, aumenta a possibilidade de formação de neblina e nevoeiro em diversos pontos do Estado em horas da madrugada e do começo da manhã. 


A MetSul antecipa que não vai dar tempo de esquentar. Isso porque uma nova frente fria vai trazer chuva para o Rio Grande do Sul entre a terça e a quarta-feira da próxima semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A frente será seguida por uma nova massa de ar frio que deve tomar conta do Estado de quarta-feira em diante, o que vai garantir uma nova sequência de dias ensolarados com madrugadas frias e tardes bastante amenas em padrão típico do mês de maio.

Anúncios