Anúncios

Uma massa de ar frio de origem polar começou a avançar pelo Rio Grande do Sul no dia de hoje, derrubando a temperatura em todas as regiões depois de uma sequência de dias de marcas elevadas nos termômetros para esta época do ano e que chegaram a 31ºC no Estado no fim de semana.


A temperatura às 15h desta terça-feira na rede do Instituto Nacional de Meteorologia era de 9,8ºC em Canela, 11,2ºC em Caxias do Sul, 11,3ºC em Santiago, 11,7ºC em Cambará do Sul, 12,0ºC em Bento Gonçalves, 12,1ºC em Soledade, 12,2ºC em Encruzilhada do Sul, 12,3ºC em Tupanciretã, 12,4ºC em Cruz Alta e Palmeira das Missões, 12,5ºC em Uruguaiana, 12,6ºC em Passo Fundo, 12,9ºC em Bagé, 13,0ºC em São Vicente do Sul e Erechim, 13,4ºC em Quaraí e 13,7ºC em Camaquã.

Na cidade de Porto Alegre, no Jardim Botânico, fazia 13,9ºC às 15h contra 20,1ºC no mesmo horário ontem e 27,9ºC no domingo. Na região metropolitana, em Campo Bom, no meio da tarde, a temperatura era de 14,3ºC, bem abaixo dos 25,8ºC da mesma hora na véspera e dos 30,2ºC da tarde do domingo.

A previsão da MetSul é que o frio vai aumentar no Rio Grande do Sul. Ar mais seco e frio avança pelo Estado nesta quarta e afasta no decorrer do dia a chuva da frente fria que marcou a terça em parte do território gaúcho e ainda pode se fazer presente de forma leve ou garoa na primeira metade da quarta em pontos do Centro para o Norte gaúcho.

O tempo mais aberto e seco, por sua vez, favorecerá resfriamento maior no Oeste e no Sul com geada isolada e mínimas abaixo de 5ºC em alguns pontos no amanhecer desta quarta. Diferentemente do Oeste e do Sul, que terão as mínimas do dia ao amanhecer na maioria das suas cidades, nas demais regiões do Estado as mínimas devem ocorrer no fim da quarta com até 2ºC em São José dos Ausentes e 7ºC em Porto Alegre.

A madrugada mais fria no Rio Grande do Sul, entretanto, será a da quinta-feira, quando a atmosfera mais seca e a nebulosidade escassa devem permitir queda maior da temperatura com marcas negativas ou perto de 0ºC em diversas regiões. Pode fazer 5ºC na Capital e até 3ºC na Grande Porto Alegre.

Marcas abaixo de zero são esperadas na fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste, na área de Soledade, em baixadas do Noroeste gaúcho e nos Campos de Cima da Serra, além do Planalto Sul de Santa Catarina. Na maior parte dos pontos mais frios destas regiões as mínimas devem ficar entre -2ºC e 0ºC.

A temperatura não caíra ainda mais no começo da quinta porque em diversas áreas podem permanecer nuvens esparsas durante a madrugada.

Com isso, o amanhecer da quinta deve ter a presença de geada na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, e de moderada a forte intensidade em alguns pontos. Na maior parte da capital gaúcha e da faixa litorânea não deve gear, mas na maioria dos municípios do interior gaúcho se espera a ocorrência de geada entre a madrugada e o amanhecer quinta.

O mapa abaixo mostra a projeção de geada para o começo da quinta-feira do modelo canadense, disponível ao assinante na seção de mapas.


A temperatura segue baixa na madrugada da sexta, mas as mínimas já serão mais altas na maior parte dos municípios à medida que a massa de ar polar começa a perder força, o que vai garantir um fim de semana com noites um pouco frias e tardes agradáveis.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Como é normal de agosto em diante, as incursões de ar frio influenciam o tempo por poucos dias e rapidamente a temperatura volta a se elevar, dando lugar a calor ou chuva.

Anúncios