Anúncios

Fronteira com o Uruguai registra geada todos os dias desde o começo da semana e Livramento (foto) enfrenta madrugadas gélidas | ANDERSON ALVES

Clima de inverno antecipado no Rio Grande do Sul. O frio persiste e o Estado teve hoje o quarto dia seguido com temperatura abaixo de zero em sequência de dias com marcas negativas que ainda não havia ocorrido em 2022. Quatro cidades com estações meteorológicas registraram temperatura abaixo de zero na madrugada desta quinta-feira. A menor ocorreu mais uma vez em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, onde fez -3,1ºC. O município teve -5,9ºC na terça-feira, a mínima do ano no Estado.

A temperatura foi negativa no começo desta quinta-feira ainda em outras cidades do Sul, onde o tempo estava aberto e seco que propiciou o forte resfriamento no período da noite. Os termômetros indicaram -1,7ºC em Herval, -0,4ºC em Pelotas e -0,1ºC em Bagé. No outro lado da fronteira, no Uruguai, a temperatura seguiu abaixo de zero com -2,0ºC em Mercedes. Na área de Montevidéu, o Aeroporto Internacional de Carrasco anotou 2,0ºC.


As mínimas foram mais altas no começo desta quinta-feira no Rio Grande do Sul pelo enfraquecimento da massa de ar frio e, principalmente, pela presença de nuvens em quase todo o Estado, uma condição que era antecipada pela MetSul. No Norte e no Nordeste do Estado, o céu estava encoberto e até com precipitação fraca em alguns pontos, o que frustrou uma queda maior da temperatura durante a noite.

Imagem de satélite da manhã de hoje mostrava muitas nuvens no Noroeste, Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul enquanto no Centro, no Oeste e no Sul gaúcho o tempo estava aberto | METSUL

Mesmo com nuvens sobre parte do Rio Grande do Sul, várias cidades registraram ainda marcas muito baixas, especialmente no Centro, no Oeste e no Sul que tinham tempo mais aberto e seco.  Veja as mínimas entre 0ºC e 4ºC observadas no Rio Grande do Sul no começo desta quinta-feira:


Jaguarão: 0,9°C
Santana do Livramento: 1,3°C
Encruzilhada do Sul: 1,7°C
Vila Nova do Sul: 1,7°C
Quaraí: 2,2°C
São Sepé: 2,2°C
Lavras do Sul: 2,4°C
Acegua: 2,6°C
Piratini: 2,6°C
Rosário do Sul: 2,8°C
Júlio de Castilhos: 3,0°C
São José do Norte: 3,0°C
São Gabriel: 3,1°C
Jaguari: 3,2°C
Cachoeira do Sul: 3,3°C
Barra do Ribeiro: 3,4°C
Santa Vitória do Palmar: 3,5°C
Rio Grande: 3,7°C
Amaral Ferrador: 3,8°C
Uruguaiana: 3,9°C
Santa Maria: 3,9°C
Caçapava do Sul: 4,0°C

Em Porto Alegre e região metropolitana, embora o frio, as mínimas de hoje foram muito mais altas que as de ontem pelo tempo fechado durante toda a noite e até garoa em alguns pontos. Em Porto Alegre, que teve no amanhecer da quarta a mínima do ano com 4,0ºC no Jardim Botânico e 3,7ºC no aeroporto, as mínimas foram de 9,4ºC no Jardim Botânico e de 10,1ºC no Salgado Filho. Na base aérea de Canoas, a mínima foi de 10,0ºC. Fez 9,8ºC em Campo Bom e 9,3ºC em Novo Hamburgo com até 1 mm de precipitação em pontos do Vale do Sinos.

Com nebulosidade cobrindo o Noroeste, o Norte e o Nordeste gaúcho, as máximas não sobem muito mais uma vez hoje e a tarde torna a ser fria. Em vários pontos da Serra e dos Aparados, a temperatura sequer consegue atingir a marca de 10ºC e permanece a quinta-feira inteira na casa de um dígito. No Oeste, o Centro e o Sul, mesmo com sol não aquece muito e a potência maior do frio também traz máxima baixas. Na grande maioria das cidades do Estado, a tarde desta quinta terá entre 11ºC e 14ºC.

Anúncios