Anúncios

Circulação ciclônica trazia sol, nuvens escuras e chuva isolada no fim da tarde deste sábado na cidade de Porto Alegre | ROSINARA FERREIRA

Uma área de baixa pressão está se aprofundando no Sul do Rio Grande do Sul, dando início à formação de um ciclone que será de natureza subtropical, uma vez que parte do centro do sistema será quente. Com a baixa pressão atmosférica e a presença de ar quente e úmido se forma instabilidade.

O Rio Grande do Sul durante este sábado esteve sob influência da circulação de umidade do centro de baixa pressão, o que favoreceu pancadas de chuva em diferentes pontos do estado e em alguns locais com forte intensidade.

Sempre que há circulação ciclônica costumam ocorrer pancadas de chuva isoladas e que não raro são de forte intensidade ou mesmo torrenciais. Às vezes, estas pancadas se dão até com trovoadas ou granizo, uma vez que se formam nuvens de maior desenvolvimento vertical do tipo Torre Cumulus (TCu) ou Cumulonimbus (Cb).

Ciclones ocorrem em todas as estações do ano, mas no período entre novembro e março a atmosfera está mais aquecida. Assim, há combinação de ar mais quente, maior umidade e baixa pressão atmosférica que cria o ambiente favorável para chuva forte a torrencial, mas sempre em pontos localizados.

Foi o que ocorreu na tarde deste sábado em pontos da Grande Porto Alegre e da Serra Gaúcha com nuvens carregadas que se formaram no ambiente quente, úmido e de baixa pressão atmosférica.

Quem olhava de Porto Alegre na direção Norte no fim de tarde observava o céu escuro. As nuvens carregadas trouxeram chuva forte para pontos de Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. Em Gravataí, em apenas uma hora, chegou a chover mais de 30 mm em alguns bairro, o que causou alagamentos.

O cenário se repete neste domingo. Embora o sol apareça com nuvens em diferentes locais do estado, a circulação ciclônica ainda traz períodos de chuva, sobretudo nas Metades Sul e Leste do estado. Isoladamente, a chuva pode ser forte.

A chuva durante a manhã afeta mais pontos do Sul e da Campanha, onde vai estar atuando o centro do ciclone. No decorrer do dia, o centro do ciclone avança pelo Centro e o Leste do estado, levando chuva para pontos de outras regiões do estado, como Porto Alegre e região metropolitana.

Uma vez que o sol aparece nas horas precedentes à chuva com elevação da temperatura e sensação de muito abafamento, isoladamente a chuva pode ser forte a torrencial em algumas localidades, não se descartando até a possibilidade de alguns temporais isolados.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.