O ciclone extratropical que se formou na costa impulsionou uma massa de ar frio para o Rio Grande do Sul que derrubou a temperatura ainda mais. Grande parte do estado amanheceu nesta quinta-feira com marcas de um dígito (abaixo de 10ºC).
O frio foi mais intenso na madrugada de hoje no Oeste, uma vez que o tempo estava aberto com o ar seco a Oeste da circulação de umidade ciclônica que trazia ainda muitas nuvens e chuva em outros pontos do estado. Por isso, a área entre Uruguaiana e Quaraí foi a mais fria do estado no amanhecer de hoje.
Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram mínimas na madrugada de hoje de 1,5ºC em Quaraí, 4,3ºC em Uruguaiana, 5,0ºC em Alegrete, 5,1ºC em Vacaria, 5,2ºC em Canela, 5,4ºC em Cambará do Sul, 5,5ºC em Caçapava do Sul e Cruz Alta, 5,8ºC em Tupanciretã e 5,9ºC em Bagé.
O dia ontem já tinha sido frio com máximas na rede oficial durante a quarta-feira de apenas 10,3ºC em Canguçu, 10,9ºC em Caçapava do Sul, 11,2ºC em Bagé, 11,3ºC em Quaraí, 11,6ºC em Encruzilhada do Sul e 12,7ºC em São Gabriel.
A massa de ar frio é impulsionada para o Norte e interrompe o forte calor que vinha ocorrendo, por exemplo, no Paraná e em São Paulo. A cidade de São Paulo, por exemplo, deve terminar esta quinta-feira com tempertatura de apenas 13ºC, baixa para a metade de setembro.
O frio, entretanto, não dura muito. A massa de ar frio se afasta rapidamente para o oceano e uma massa de ar quente volta a ingressar no Sul do Brasil nos próximos dias. A madrugada desta sexta ainda será fria, mas as máximas amanhã serão bem mais agradáveis. No fim de semana, com sol e a chegada de ar quente, a temperatura sobe acentuadamente e passa dos 30ºC tanto na tarde de sábado como do domingo no Rio Grande do Sul.