Anúncios

Jogo do Grêmio está marcado para hoje à noite em Porto Alegre que está sob alerta vermelho das autoridades por “grande perigo” meteorológico. | JUÇARA PEREIRA/ARQUIVO

Todos os serviços de Meteorologia do país, publicados e privados, que fazem prognósticos para o Rio Grande do Sul, emitiram alertas de chuva intensa, temporais e a formação de um ciclone no Rio Grande do Sul. O mau tempo coincide com um jogo em Porto Alegre pela Copa do Brasil entre o Grêmio e o Bahia, pelas quartas de final da competição.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, solicitou o adiamento do jogo. O mandatário da capital, em uma publicação nas suas redes sociais, citou a previsão de condições atmosféricas muito adversas e a segurança do público que vai se deslocar para o estádio.

A cidade de Porto Alegre, para onde está programado o jogo desta noite, está sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia que é o órgão oficial de previsão do tempo e alerta do país. O alerta vermelho é o máximo da escala e representa “grande perigo”.

Apesar do pedido de adiamento do prefeito de Porto Alegre, a CBF diz que nesse momento o jogo entre Grêmio x Bahia está mantido para as 19h desta quarta-feira, na Arena, informou o Globo Esporte. O diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva, afirmou que a CBF está monitorando o tempo em Porto Alegre e que por enquanto não há justificativa para adiamento.

Os critérios para adiamento de uma partida de futebol por mau tempo, contudo, são bastante distintas entre o Brasil e os Estados Unidos. Aqui, as condições do gramado e não a segurança do público prevalecem. No país norte-americano, a liga de futebol Major League Soccer (MLS) descreve em sua página expressamente o risco à segurança dos participantes ou dos torcedores.

“A determinação se uma partida é considerada “atrasada” ou “adiada” será feita pelo Escritório da Liga a seu exclusivo e absoluto critério. Depois que o League Office determinar que uma partida foi “adiada”, o League Office emitirá uma comunicação oficial confirmando que a partida foi “adiada”. As partidas podem ser atrasadas ou adiadas quando existirem circunstâncias em que o início ou a continuação do jogo represente uma ameaça à segurança dos participantes ou espectadores”, informa a página da liga.

Uma partida da Major League Soccer entre o Colorado Rapids e o Vancouver Whitecaps foi adiada no mês passado devido ao mau tempo. O jogo estava marcado para começar às 19h30, hora local, e as equipes esperaram até meia-noite antes da partida ser cancelada. A área de Denver estava sob aviso de forte tempestade e tornados foram relatados no Leste do Colorado.

Em fevereiro, A MLS foi forçada a cancelar o jogo entre LA Galaxy e LAFC por causa do mau tempo em Pasadena. Chovia intensamente na cidade da Califórnia e havia alagamentos e inundações pelas excessivas precipitações.

Depois que alguns analistas da liga inicialmente alegaram que a MLS estava pronta para adiar o jogo, a liga logo publicou tweet confirmando que por razões de segurança do público a partida estava adiada. O jogo estava programado para atrair mais de 75.000 torcedores, sendo o derby de Los Angeles um dos jogos de maior rivalidade do calendário da MLS.

Em 2014, um bombeiro que estava de folga foi atingido por um raio do lado de fora de um estádio da Major League Soccer em Ohio. O incidente e o mau tempo fizeram com que as autoridades da liga adiassem a partida entre o Columbus Crew e o time do Dallas.