Anúncios

Uma massa de ar frio e seco ingressou no Rio Grande do Sul nas últimas horas, derrubando a temperatura após um começo de semana de muita chuva e temporais fortes de vento e granizo que causaram danos e deixaram alguns municípios em situação de emergência. A chegado ar frio se deu com vento, que soprou com rajadas durante a madrugada em Porto Alegre, e proporcionou a melhora do tempo com o retorno do sol.

Zoom Earth

A massa de ar frio que chegou entre ontem e hoje ao Sul do Brasil está associada a um centro de alta pressão de 1.024 hPa entre o Uruguai, o Centro da Argentina e o Rio Grande do Sul. O ar frio foi impulsionado por um centro de baixa pressão de 994 hPa que está sobre o Atlântico Sul e distante do continente, na altura do litoral argentino.


As mínimas no amanhecer desta quarta-feira foram mais baixas, como previsto, no Oeste e no Sul gaúcho que estavam com tempo mais aberto e seco, o que favorece o resfriamento noturno. Os termômetros indicaram no começo do dia mínima de 2,4ºC em Quaraí, 4,2ºC em Livramento, 4,9ºC em Bagé, 5,3ºC em Alegrete, 6,1ºC em Uruguaiana, 6,5ºC em Jaguarão, 6,6ºC em Santiago, 6,7ºC na barra do Chuí, 6,8ºC em Santa Maria, Cruz Alta e São Vicente do Sul, e 6,9ºC em São Gabriel.

Na Argentina, a massa de ar frio derrubou também a temperatura. O amanhecer de hoje foi muito frio no Centro do país com mínima de 0,2ºC em Rosário e 1,2ºC em Córdoba, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. Na Grande Buenos Aires, os termômetros indicaram 1,9ºC no Aeroporto Internacional de Ezeiza. No interior da província, marcas abaixo de zero foram anotadas, como em Tandil com -1,1ºC. Na costa atlântica de Buenos Aires, Mar de Plata desceu a 0,3ºC. No Uruguai, Mercedes teve uma mínima de 2,2ºC. Na área de Montevidéu, o dia começou com 4,4ºC no Aeroporto Internacional de Carrasco e 5,5ºC na estação do Prado do Inumet.


A previsão da MetSul é de mais uma madrugada fria no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com mínimas no Oeste e no Sul semelhantes às que foram registradas hoje com marcas de 2ºC a 5ºC em diversas localidades com formação de geada isolada e fraca. O mapa acima, disponível ao assinante na seção de mapas, mostra a projeção de risco de geada para o amanhecer da quinta-feira.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Em razão da diminuição da nebulosidade deve esfriar mais no Centro e na Metade Norte do Rio Grande do Sul na madrugada e no amanhecer desta quinta-feira. Porto Alegre pode ter 7ºC ou 8ºC no começo da quinta enquanto em pontos da região metropolitana pode fazer até 5ºC ou 6ºC. Caxias do Sul deve ter entre 2ºC e 5ºC nos seus diversos microclimas urbanos e rurais. Alguns pontos dos Aparados podem ter 2ºC a 3ºC.

Anúncios