Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para uma sequência de três dias de muita instabilidade no Rio Grande do Sul em que devem ser esperados episódios de chuva localmente intensa com altos volumes e temporais isolados em que podem ocorrer vendavais e granizo. 

A atmosfera bastante quente e com abundante umidade dará origem a sucessivas áreas de instabilidade, algumas muito fortes e capazes de produzir tempo severo isolado. 


Nesta terça, diferentemente de hoje, a chuva vai alcançar muito mais pontos do Estado. Já de manhã chove em algumas cidades, mas da tarde para a noite se formarão nuvens muito carregadas sobre o território gaúcho com chuva, isoladamente forte a intensa, e também temporais localizados. 

A instabilidade aumenta ainda entre quarta e quinta-feira com a passagem de uma frente fria e de um centro de baixa pressão que dará origem a ciclone extratropical mais intenso sobre o Oceânico Atlântico a Sudeste do Rio Grande do Sul. 

Por isso, os dois dias serão de maior risco meteorológico com chuva localmente forte a torrencial e prováveis vendavais localizados com potencial de danos. 

Os volumes de chuva vão variar muito de um ponto para outro e haverá locais em que não deve chover muito nos próximos três dias, mas em grande parte das cidades gaúchas os acumulados de precipitação devem ser satisfatórios com marcas de ao menos 30 mm a 50 mm neste período.

Em alguns locais as precipitações devem ficar perto e mesmo acima de 100 mm, sendo provável que setores mais isolados tenham até 150 mm a 200 mm, ou seja, superando a média do mês. 

O mapa mostra a projeção de chuva do modelo WRF, disponível ao assinante na seção de mapas, até 9h de quinta-feira. 


No final da semana, o ingresso de ar mais frio traz alívio no abafamento e reduz muito a instabilidade.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios