Anúncios

Um ciclone extratropical atua neste sábado na altura do Rio da Prata e foi responsável nas últimas horas por chuva forte a intensa e temporais com vento na província de Buenos Aires, na Argentina, e no Uruguai. Não se trata de um ciclone intenso e, assim, não são esperados fenômenos muito severos no Rio Grande do Sul.

Imagem do satélite GOES-16 da manhã deste sábado do ciclone no Prata | METSUL

A precipitação somou mais de 80 mm na cidade de Buenos Aires em alguns pontos, o que corresponde a um volume superior à média de precipitação de agosto inteiro da capital argentina. Na província de Buenos Aires, nuvens carregadas formadas pelo ciclone provocaram temporais com queda de granizo.

No Uruguai, a atuação do ciclone trouxe chuva localmente forte. Houve ainda rajadas de vento. De acordo com dados do Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), as mais forte rajadas de vento até o começo da manhã deste sábado foram de 68 km/h em Laguna del Sauce, 66 km/h em Colonia, 62 km/h em Montevidéu e 57 km/h em Atlantida.

O ciclone extratropical no Prata provoca vento também no Rio Grande do Sul. Segundo dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas mais fortes no estado até o começo da manhã deste sábado foram de 75 km/h em Canguçu, 67 km/h em Dom Pedrito e 63 km/h em São Vicente do Sul e Dom Pedrito.

Neste sábado, o ciclone no Rio da Prata organiza uma frente fria, à medida que ar mais frio começa a avançar pelo Oeste da baixa pressão, e o sistema frontal se move para Norte e instabiliza o tempo com chuva em áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho no decorrer do sábado.

Amanhã, o ciclone estará a Leste do Rio da Prata com menor intensidade ao passo que a frente fria associada traz chuva para pontos do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, especialmente entre a madrugada e de manhã, seguindo-se uma melhora do tempo na maioria das localidades.

A frente fria associada ao ciclone cruzará o território gaúcho com pouca atividade durante este fim de semana, assim que os volumes de chuva não devem ser altos e as precipitações tendem a ser irregulares.  Assim, é possível que em algumas áreas sequer chova.

A atuação da área de baixa pressão atmosférica (ciclone) deixa o tempo ventoso em muitas cidades gaúchas neste fim de semana, mas sem previsão de rajadas muito intensas, já que o ciclone não é muito profundo.

O vento neste sábado é mais forte na Metade Sul gaúcha com rajadas de 40 km/h a 60 km/h do quadrante Leste, mas que em alguns pontos fica entre 60 km/h e 80 km/h. Já neste domingo, velocidades, em média, de vento no estado de 30 km/h a 50 km/h, mas que atingem 60 km/h a 80 km/h em alguns locais, como o Sul gaúcho. O vento será do quadrante Oeste neste domingo, acompanhando o ingresso de ar mais frio e seco de alta pressão.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.