Anúncios

Passagem rodoviária entre Chile e Argentina teve que ser fechada devido ao temporal de neve nos Andes | PASO CRISTO REDENTOR/DIVULGAÇÃO

Fortes nevadas atingiram a região central da Cordilheira dos Andes nas últimas horas entre o Chile e a Argentina. Nas áreas de menor altitude, a província argentina de Mendoza registrou chuva e segue com tempo instável e risco de temporais localizados.

A neve nos Andes e a chuva com temporais em Mendoza são resultado de uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera que avançou da costa do Pacífico para o continente, provocando as precipitações.

Esta baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera entra em fase com uma baixa pressão em superfície, dando origem a um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai, na altura do Rio da Prata.

Devido à queda forte de neve na alta montanha nos Andes, a passagem internacional Cristo Redentor entre a Argentina e o Chile teve que ser fechada, informaram autoridades dos dois países. A passagem é usada por muitos caminhoneiros brasileiros que fazem transporte de carga internacional.

Massa de ar frio que acompanha esta baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, que favoreceu a neve forte nos Andes, move-se neste momentos de Oeste para Leste pelo Centro da América do Sul.

O ar frio, que não é intenso, começa a ingressar no Rio Grande do Sul neste domingo com declínio da temperatura e marcas menores que neste sábado. É o que fará a segunda-feira começar com temperatura baixa em diversas cidades gaúchas, mas sem previsão de muito frio.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.