As atenções do mundo vão se voltar esta semana para a Cidade do Vaticano, por conta do conclave que a partir de terça-feira terá início para a escolha do novo papa. Se o dia da renúncia de Bento XVI foi marcado por um raio que gerou polêmica (veja), a escolha do novo pontífice também será tormentosa. As dezenas de milhares de fiéis e os jornalistas do mundo inteiro que estarão na Praça de São Pedro vão enfrentar uma sequência de dias de forte instabilidade. Até meados da quinta-feira o tempo não firma em Roma e a chuva que deve cair ainda será por vezes moderada a forte, podendo ser até torrencial. O que não deve faltar é guarda-chuva na Praça de São Pedro. O motivo será um ciclone muito intenso que vai se aprofundar no Mar Mediterrâneo e estará sobre a Itália entre a quarta e a quinta-feira. Alguns modelos numéricos indicam que a pressão pode chegar a valores de até 975 hP no centro do ciclone e que a pressão em Roma chegaria a só 985 hPa de quarta para quinta.


A temperatura neste domingo em Roma atingiu 16ºC em Roma (Fiumicino) e caiu para 9ºC na já madrugada local desta segunda-feira. Não faz, assim, tanto frio em Roma. Para os próximos dias, contudo, se espera forte queda da temperatura. O ciclone vai impulsionar ar gelado de Norte e Oeste para a Itália (mapa abaixo com a projeção da temperatura em 850 hPa para terça à noite e quinta à noite no horário de Brasília). Na terça, dia do começo do conclave, sob chuva, a máxima ficaria ao redor de 13ºC. Na quarta e na quinta, ainda devido ao tempo chuvoso, teria pouca variação e ficaria ao redor de apenas 10ºC. Na sexta, com a melhora do tempo, a mínima cairia a 2ºC ou 3ºC e com máxima ao redor de 10ºC, mesmo com sol.


A climatologia de Roma (Ciampino) em março aponta temperatura média de 10,2ºC com mínima média histórica de 5,2ºC e máxima média de 15,2ºC. Logo, a semana do conclave começa com temperatura acima da média, mas que na sua segunda metade passará a ficar abaixo das normais históricas. Já a precipitação média mensal histórica de Roma no mês de março é de 58 mm (Ciampino), 57 mm (Fiumucino) e 59 mm (Urbe). Meses mais chuvosos são outubro e novembro com até 115 mm.