Anúncios

O Rio Grande do Sul teve ontem mais um amanhecer de temperatura baixa para o mês de dezembro. Desta vez, o frio mais intenso se concentrou em áreas de altitude do Norte e Nordeste do Estado, onde a atmosfera estava mais seca. As mínimas da terça foram de 3,3ºC em Vacaria e em Soledade, 3,5ºC em São José dos Ausentes, 3,9ºC em Canela, 4,1ºC em Bom Jesus, 4,9ºC em Chapada, 5,4ºC em São Francisco de Paula e 5,5ºC em Farroupilha, dentre as várias abaixo de 10ºC no território gaúcho.

Destaque novamente para a enorme amplitude térmica pelo ar muito seco. Em Santa Rosa, a mínima baixou a 5,7ºC e a máxima chegou a 29,8ºC.


Apesar da atmosfera, em geral, seca, a circulação de um pequeno ciclone na costa (imagem de satélite) trouxe chuva ontem para pontos da Metade Sul gaúcha e até para Porto Alegre à noite. A banda de nebulosidade ciclônica ao interagir com ar mais quente das horas da tarde, acabou por gerar nuvens do tipo Cumulus. Como a atmosfera não estava instável ou úmida, a chuva foi muito localizada e na maioria dos locais ocorreu com baixo volume.

Esse pequeno ciclone foi ainda responsável pelo tempo ventoso de ontem no Sul gaúcho com rajadas entre 50 km/h e 60 km/h em diversas cidades, caso de Pelotas.


O tempo seco predomina no Estado nos próximos dias e haverá nova incursão de ar polar que trará madrugadas novamente mais frias no final desta semana.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios