Helicópteros militares resgataram nesta quarta-feira moradores isolados após a passagem do ciclone Gabrielle pelo Norte da Nova Zelândia, uma tragédia que deixou quatro mortos e mais de 10.500 desabrigados. O país já havia sofrido com intensas precipitações dias atrás com estragos na região de Auckland.
Com a redução da tempestade, as equipes de resgate conseguiram entrar em áreas que permaneceram isoladas por vários dias de fortes chuvas e rajadas de vento. As Forças Armadas neozelandesas enviaram três helicópteros NH90 em missões de reconhecimento e resgate à região de Hawke’s Bay, uma das mais afetadas, onde encontraram famílias, animais de estimação e socorristas nos telhados, cercados pela água.
“Em alguns casos, a água atingiu o segundo andar das casas em que as pessoas foram resgatadas”, disse um porta-voz militar. A tempestade deixou um rastro de destruição no norte do país, incluindo quatro mortes.
A polícia encontrou o corpo de uma criança nesta quarta-feira em Eksdale, área remota da costa leste, e acredita que a vítima foi arrastada na inundação. Outros corpos foram encontrados em Hawke’s Bay, segundo o ministro da Gestão de Emergências, Kieran McAnulty.
O ministro disse que a Nova Zelândia tem um “longo caminho pela frente” para enfrentar os danos provocados pela passagem do ciclone Gabrielle. Casas, rodovias e pontes foram destruídas pela tempestade. A energia elétrica foi restabelecida na maior parte do norte do país, onde 140.000 pessoas continuam sem acesso ao serviço, disse McAnulty.
This animation shows infrared satellite imagery of Cyclone Gabrielle's path. The system is now to the east of Aotearoa but fronts reaching back drive southerly rain into central parts of the country. Heavy Rain Warnings are in place for some central areas. https://t.co/qHyE5zzql5 pic.twitter.com/ywYF41Oma4
— MetService (@MetService) February 15, 2023
Nesta quarta-feira, o ciclone enfraqueceu e se afastou da Ilha Norte, mas muitas pessoas continuam fora de casa pelas inundações. Alguns foram forçados a nadar de suas casas para a segurança depois que os rios transbordaram. Outros foram resgatados de telhados.
Quedas de árvores destruíram casas e deslizamentos de terra bloquearam estradas. Os danos da tempestade foram mais extensos nas comunidades costeiras no extremo Norte e Leste da Ilha do Norte – com áreas como Hawke’s Bay, Coromandel e Northland entre as mais atingidas. As comunicações com uma cidade da região foram totalmente cortadas depois que um rio transbordou.
Goodbye Gabrielle 👋
A visible satellite loop showing the progression of this historically significant cyclone near Aotearoa/New Zealand from Sunday-Wednesday…#CycloneGabrielle pic.twitter.com/oKaQEtnK4R
— NIWA Weather (@NiwaWeather) February 15, 2023
As autoridades também disseram ter encontrado o corpo de um bombeiro desaparecido que havia sido atingido por um deslizamento de terra em Muriwai, a Oeste de Auckland. Um segundo bombeiro envolvido ficou gravemente ferido, disseram as agências de resgate.