Anúncios

As últimas rodadas dos modelos atmosféricos analisados pela equipe da Metsul indicam a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica anômalo com características tropicais no final desta semana entre a Bahia e o Espírito Santo.

As projeções indicam que a pressão atmosférica começa a se aprofundar entre a sexta-feira a noite e a madrugada sábado no mar na altura da Bahia avançando para sudeste com tendência de intensificação durante o fim de semana e se afastando para alto mar entre a segunda e a terça-feira. Modelos ainda divergem  quando a posição, contudo, algumas soluções indicam a possibilidade do ciclone se aproximar mais do continente no Litoral Sul baiano. A posição do sistema vai determinar a dimensão dos impactos com relação ao vento e a precipitação que pode ser muito volumosa. Em geral modelos projetam maior impacto no mar.


 

O modelo Cosmo é um dos modelos que tem uma solução mais próxima da Costa indica volumes de precipitação acima de 200 mm SOBRE O MAR  e acumulados em torno de 80 mm no Litoral Sul Baiano (no continente). O Litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro também deverão ser impactados, ainda que de forma secundária  pela atuação deste ciclone.

 

Em relação ao vento as rajadas poderão ser fortes no litoral (dependendo do posicionando do centro da baixa)  oscilando em torno de 28 m/s, ou seja, ao redor de 100 km/h conforme modelo Cosmo indica abaixo:

 

Já o modelo GFS  indica rajadas significativas, porém com maior intensidade sobre o mar para o mesmo horário indicando no mapa anterior, ou seja, ainda há um certo grau de incerteza quanto aos impactos deste fenômeno. O que dica claro é que a navegação marítima nessas áreas deve ser evitada porque em alto mar a chuva e o vento tendem a ser intensos.

Conforme pode ser visto no mapa abaixo (que o assinante encontra na aba de satélite do site) a temperatura superficial do Oceano Atlântico Sul apresenta desvio positivo, ou seja, as águas estão mais quentes que o normal com temperatura entre 28 e 30°C na altura do Nordeste e Sudeste do país e, assim, propiciam este tipo de formação.


 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A Metsul ressalta que essas são análises preliminares do desenvolvimento deste ciclone com características tropicais e que conforme avaliarmos ser necessário, a equipe fará atualização com novos boletins. Esses são muito instáveis e podem ter mudanças expressivas na sua trajetória e deslocamento.

Anúncios