Anúncios

Porto Alegre (foto) terá um dia cinzento, muito úmido e de temperatura amena com chuva menos frequente e volumosa que a registrada na segunda-feira | FERNANDO OLIVEIRA

Um vórtice ciclônico começa a organizar nesta terça-feira um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, reforçando a instabilidade em parte do Sul do Brasil. Será um dia de muitas nuvens, garoa e chuva em todas regiões do território gaúcho, embora possam ocorrer aberturas em alguns pontos como no Oeste e no Sul.


A instabilidade diminui hoje na maior parte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, mas aumenta no extremo Nordeste do Estado e no Sul e Leste catarinense. A chuva localmente será moderada a forte com precipitações por vezes torrenciais principalmente mais ao Norte e o Nordeste gaúcho. Os maiores acumulados de chuva nesta terça se darão nas áreas mais próxima de Santa Catarina do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, chove especialmente hoje entre as áreas de Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Torres.


No estado vizinho, no Sul de Santa Catarina tendem a se concentrar os mais altos acumulados de precipitação com marcas que apenas nesta terça devem superar os 100 mm em diversas cidades, mas pode chover forte também na região de Florianópolis.

O vento sopra predominantemente fraco a moderado e em alguns momentos com rajadas em diferentes locais do Rio Grande do Sul que não chegam a ser intensas, o que reforça a sensação de frio. Com um sistema de “baixa fria” atuando no território gaúcho e a instabilidade, a temperatura pouco varia e o dia será frio a ameno com marcas baixas à tarde em várias cidades.

Grande Porto Alegre

Terça-feira de muitas nuvens com céu encoberto na Grande Porto Alegre. Chove e garoa a qualquer hora do dia na região metropolitana. A chuva deve ser menos frequente que na segunda-feira e com menores volumes do que ontem, uma vez que as áreas de chuva forte estarão mais ao Norte da área metropolitana hoje, sobre o Norte do Estado.

O vento sopra fraco a moderado com ocasionais rajadas na Grande Porto Alegre ao longo desta terça. Com a instabilidade por ciclone em formação sobre o Sul do Brasil, a temperatura pouco varia e vai estar baixa ao longo do dia com pequena amplitude térmica. Porto Alegre deve ter entre 14ºC e 18ºC.

Previsão do tempo para amanhã

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Muitas nuvens e chuva no decorrer do dia na Metade Norte, apesar de períodos de melhoria com aberturas em alguns pontos. A chuva, no geral, será fraca a moderada com precipitações fortes localizadas.

Os mais altos acumulados de chuva devem se dar no Leste dos Campos de Cima da Serra e mais ao Norte no Litoral Norte, o que inclui cidades como São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Morrinhos do Sul, Torres, Terra de Areia e Três Cachoeiras.

Os acumulados devem ser muito altos ainda entre o Sul e o Leste catarinense por ser de natureza orográfica. A chuva pode ser ainda ser por vezes forte a torrencial na área de Florianópolis.

No Oeste e no Sul do Estado, a nebulosidade diminui e o sol aparece com nuvens no decorrer do dia em diferentes cidades, mas a circulação de nuvens pode trazer alguma chuva passageira e isolada em pontos mais a Leste da Metade Sul.

Na Grande Porto Alegre, a quarta-feira começa com muitas nuvens. No decorrer do dia, porém, a cobertura de nuvens diminui e podem ocorrer abertura. Mesmo assim, a circulação de nuvens do ciclone extratropical deve trazer períodos de chuva ao longo do dia.

A quarta-feira começa com frio em várias regiões e terá uma tarde amena na maioria das cidades gaúchas. O vento sopra mais forte no Nordeste gaúcho, especialmente no Litoral Norte, e no Sul e no Leste de Santa Catarina com rajadas, em média, de 50 km/h a 70 km/h e isoladamente mais fortes.

Anúncios