Anúncios

Chuva forte a intensa localizada voltou a atingir nesta quinta-feira cidades do Rio Grande do Sul com registro de alagamentos e inundações repentinas em áreas urbanas e zonas rurais.

Chuva hoje à tarde no município de Quinze de Novembro | ALEXANDRE BUNDKE

A instabilidade foi maior em cidades da Metade Norte do estado, onde durante a tarde se formaram nuvens muitos carregadas de desenvolvimento vertical com chuva forte, raios e rajadas de vento em alguns municípios.

Um dos municípios atingidos por chuva intensa foi o Quinze de Novembro, na Região da Produção, no Alto Jacuí. Medições de produtores rurais indicaram acumulados até acima de 100 mm em apenas uma hora. Houve alagamentos na cidade.

De acordo com dados de estações meteorológicas, os maiores acumulados do dia até o começo da noite desta quinta-feira foram de 56 mm em Monte Belo do Sul, 53 mm em São Martinho da Serra, 40 mm em Porto Xavier, 36 mm em André da Rocha e Guarani das Missões, e 35 mm em Cruz Alta.

A condição responsável pela instabilidade foi convecção profunda associada à massa de ar muito quente que provoca a onda de calor. A convecção ocorre quando o ar quente e úmido próximo à superfície se eleva devido à menor densidade do ar.

À medida que a massa de ar ascende, encontra camadas mais frias da atmosfera, levando ao resfriamento e consequente condensação do vapor d’água, formando nuvens carregadas.

O Rio Grande do Sul enfrentou hoje mais um dia de calor, mas tal como era previsto, as máximas foram menores na comparação com os dias anteriores. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas foram de 34,6ºC em Campo Bom; 34,5ºC em Quaraí; 33,9ºC em São Gabriel; 33,4ºC em Teutônia e 33,0ºC em Santiago.

Fevereiro chega ao fim nesta sexta com a condição que marcou o mês no Rio Grande do Sul e em muitas áreas do Brasil, o forte calor. Massa de ar quente permanece atuando sobre o estado e traz outro dia de temperatura alta e com abafamento. A temperatura não atinge valores extremos como do começo da semana e não se eleva mais em muitos locais por conta da maior nebulosidade e chuva já de manhã ou no começo da tarde.

Pancadas de chuva atingem de forma irregular a maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia e já de manhã haverá precipitação em alguns pontos. Isoladamente, a chuva deve ser forte a intensa com risco de temporais localizados com vendaval e granizo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.