Anúncios

Chuva, vento e frio no Rio Grande do Sul depois de um começo de semana de muito calor. Uma frente fria avançava no final da tarde desta segunda-feira pelo estado gaúcho e já havia mudado o tempo no Oeste, no Noroeste, no Centro e no Sul gaúcho com chuva, temporais isolados e rajadas de vento forte acompanhando um acentuado declínio da temperatura. A imagem de satélite das 18h mostrava a faixa de nuvens do sistema frontal que era acompanhado de muitos raios (pontos vermelhos) em alguns municípios.

Imagem do canal infravermelho do satélite GOES-16 com raios das 18h30 desta segunda-feira | NOAA/NASA/METSUL

Para se ter ideia do tamanho da mudança do tempo que está a caminho de cidades que ainda registram temperatura muito alta e vento do quadrante Norte e no Norte no Nordeste do Rio Grande do Sul, a temperatura às 16h era de apenas 12,2ºC em Livramento com chuva e rajadas de vento Sul de 70 km/h que traziam sensação térmica de 7ºC enquanto em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, fazia 31ºC com sol e vento Norte.

A frente fria está avançando velozmente sob um ambiente de baixa pressão atmosférica e produz uma brusca mudança do tempo por onda passa. Há uma rápida troca de massas de ar, de quente para fria, com rotação do vento de Norte para Sul, o que se dá com rajadas fortes e que isoladamente podem ser intensas com condições de vendaval.

A previsão mais atual indica a frente fria atingindo grande parte do Rio Grande do Sul até o final desta segunda-feira com a instabilidade chegando em cidades mais ao Norte e o Nordeste do estado no final do dia e na madrugada desta terça-feira. Porto Alegre terá a chegada da frente com chuva e risco de vento forte na noite desta segunda. Em Santa Catarina e parte do Paraná, especialmente o Oeste e o Sudoeste, a mudança do tempo ocorre nesta terça.

A mudança do tempo se dá a partir do Oeste do Sul do Brasil porque pelo interior do continente avança uma massa de ar frio de trajetória continental. Na dianteira da frente avança ar muito quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera e que foi responsável nesta segunda-feira por rajadas de vento do quadrante Norte em diferentes regiões gaúchas.

A madrugada desta terça tem muitas nuvens e chuva ainda na maioria das regiões do Rio Grande do Sul com risco de temporais de granizo e vendavais na Metade Norte. O tempo, contudo, começa a melhorar a partir do Oeste e no decorrer do dia a instabilidade se afasta com o avanço de ar seco e frio.

Por isso, o dia que começa com chuva nas Metade Norte e Leste depois terá melhora do tempo com o sol aparecendo com nuvens. A terça se inicia com frio e vento Sul, até moderado a forte. Já a tarde será fria a amena com máximas muito inferiores à de ontem. Muito frio hoje à noite, quando ocorrem as mínimas do dia.

Muito calor antes da frente fria

Horas antes da chegada da frente fria, a tarde desta segunda-feira foi marcada por forte calor para esta época do ano em diversas cidades da Metade Norte gaúcho que estavam sob efeito da corrente de jato em baixos níveis. Máximas acima dos 30ºC foram observadas, por exemplo, na Grande Porto Alegre, nos vales e no Noroeste. Mesmo na Serra Gaúcha fez calor com 27,1ºC em Serafina Correa. Veja as máximas acima de 30ºC hoje no Rio Grande do Sul:

Parobé: 32,2°C
Santa Cruz do Sul: 31,5°C
Venâncio Aires: 31,1°C
Campo Bom: 31,0°C
Feliz: 30,9°C
Lajeado: 30,7°C
Passo do Sobrado: 30,7°C
São Leopoldo: 30,7°C
Santa Rosa: 30,5°C
Teutônia: 30,5°C
Esteio: 30,3°C
Roque Gonzales: 30,3°C
Porto Xavier: 30,2°C
Santa Maria: 30,1°C
Porto Alegre: 30,0°C

Em contexto da climatologia histórica, as máximas desta segunda-feira em grande número de municípios ficaram muitíssimo acima do normal para esta época do ano. Os 30,0ºC anotados na estação da zona Leste de Porto Alegre representam máxima 10,3ºC acima da máxima média do mês de julho (série 1991-2020).

Como comparação, a máxima média histórica de janeiro em Porto Alegre é de 31,0ºC, ou seja, a máxima de hoje, em julho, no auge do inverno, foi apenas 1ºC abaixo da média máxima do mês mais quente do ano na cidade. Os 30ºC de hoje em Porto Alegre, aliás, igualam a média máxima históricas de dezembro (30,0ºC) e superam a de março (29,2ºC).

Se um dia de janeiro na capital gaúcha tivesse máxima com desvio 10,3ºC acima da normal histórica, como se verificou hoje, a temperatura máxima na cidade atingiria 42,3ºC, o que jamais ocorreu, uma vez que o recorde oficial de calor na capital é de 40,7ºC em 1º/1/1943. O exemplo mostra como o calor fugiu muito ao normal de julho nesta segunda na cidade. Em 2005, Porto Alegre chegou a ter 32,2ºC no mês de julho.

Chuva e risco de temporais

É alto o risco de temporais na passagem da frente fria nos locais ainda com calor e que ainda não tiveram a chegada do sistema frontal. Há possibilidade tanto de vento forte como de granizo isolado, mas a maior preocupação é o risco de ocorrência de vendavais. O sistema avança velozmente e com a troca muito rápida de massas de ar, de quente para fria, cresce o perigo de vento forte.

Os vendavais, de forma isolada, podem ser fortes a intensos com potencial de danos. Como são eventos localizados, não é possível dizer exatamente quais cidades serão castigadas com mais força pelo vento, mas todas as regiões gaúchas têm risco de rajadas de vento na passagem da frente assim como Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná. Há dados indicando vento muito forte, por exemplo, no Planalto Sul Catarinense com rajadas acima de 100 km/h e que no alto do Morro da Igreja e outros picos da região podem ser excepcionalmente fortes.

Ante o posicionamento da corrente de jato em baixos níveis no final do dia e nas primeiras horas da terça, o risco de vendavais isolados fortes será maior na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. Com o padrão divergente de vento (cisalhamento), mesmo o risco de atividade tornádica não pode ser descartado.

Frio depois do calor

Com a frente fria, esfria muito. A massa de ar frio toma conta do Rio Grande do Sul no decorrer desta terça e traz um dia de inverno para os gaúchos, um dia após milhões de pessoas terem experimentado no Estado uma tarde muito quente com máximas típicas de verão em diversas cidades. As máximas nesta terça devem ser significativamente menores que as de hoje, quase 20ºC abaixo das marcas das tardes desta segunda em algumas cidades com previsão de 12ºC a 15ºC na maioria dos municípios gaúchos no meio da tarde desta terça.

Projeção de geada do modelo canadense para o amanhecer da quarta-feira no Sul do Brasil pelos dados do modelo canadense | METSUL

A terça-feira já começa fria, mas as mínimas não ocorrem ao amanhecer. As menores marcas nesta terça são previstas para o final do dia, à noite, quando os termômetros devem marcas ao redor de 3ºC a 5ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha. Em Porto Alegre e região, a temperatura durante o começo e o meio da manhã deve ficar entre 10ºC e 12ºC, mas no final do dia pode fazer 7ºC a 8ºC na região, precedendo uma madrugada de quarta bastante fria.

Anúncios