Anúncios

O avanço de uma frente fria trouxe estragos no Mato Grosso do Sul com chuva forte e vendaval que castigou o município de São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros da capital Campo Grande. Um vendaval no fim da tarde de ontem chegou a provocar o tombamento de duas carretas na BR-163, sem deixar feridos.

O vendaval atingiu trecho da rodovia e causou danos em propriedades rurais, como a queda de elevador de um silo, dentre outros estragos. A pista ficou parcialmente interditada e o fluxo foi controlado pela concessionária da rodovia. Imóveis em fazendas da região sofreram danos, como casas destelhadas, árvores derrubadas e até problemas na rede elétrica.

O fenômeno de chuva intensa com vento muito forte em São Gabriel do Oeste foi localizado. Possivelmente se tratou de uma corrente descendente de vento (downburst) acompanhado de chuva torrencial pela presença de uma nuvem desenvolvimento vertical, fenômeno típico da temporada quente do ano e não nos meses de inverno nesta parte do país.

O avanço do ar mais frio pelo interior do continente, pelo Norte da Argentina e o Paraguai, fez a temperatura despencar no Mato Grosso do Sul. A temperatura no começo da tarde desta terça em Ponta Porã, no Sul do estado, era de apenas 11ºC e várias cidades estavam com apenas 13ºC a 14ºC.

Diversas cidades do Mato Grosso do Sul registraram chuva entre 20 mm e 50 mm em pleno auge da estação seca. Em Dois Irmãos do Buriti, o acumulado de chuva até o começo da tarde de hoje se aproximava de 60 mm. Em alguns bairros de Campo Grande, a precipitação estava perto de 50 mm. A média de chuva de Campo Grande (1981-2010) é de apenas 45,5 mm.

Nas próximas horas, muitas nuvens persistem sobre o Mato Grosso do Sul com chuva, vento frio e temperatura baixa, mas pela fronteira com o Paraguai o tempo gradualmente começar a ter melhoria e o sol já aparece em alguns pontos. Amanhã, a nebulosidade diminui e o sol aparece na maior parte do estado com amanhecer frio e tarde agradável.

Campo Grande pode ter 10ºC no amanhecer desta quarta e mínima de 9ºC ou 10ºC no amanhecer da quinta. Em cidades mais ao Sul do Mato Grosso do Sul e próximas de São Paulo, as mínimas devem ser mais baixas com marcas de 5ºC a 7ºC em alguns pontos, mas a chance de geada não é alta.