Ivone Rosales

O ingresso de ar tropical quente e úmido no Rio Grande do Sul ontem favoreceu chuva muito isolada no Norte do Estado e em maior número de localidades na região entre os vales, a Serra e a Grande Porto Alegre, mas mesmo assim muito irregular.

Uma área de instabilidade mais forte, gerada pelo calor, avançou pela Serra com temporal em Canela e Gramado que tiveram chuva localmente torrencial com vento e granizo miúdo. Nova Petrópolis e Taquari também anotaram queda de granizo isolado.



 

A chuva alcançou no fim da tarde a região metropolitana com instabilidade na Capital e outras cidades. Em alguns municípios da Grande Porto Alegre chegou a chover forte brevemente com raios e trovoadas.

Daniel Fleck

Entre hoje e amanhã vem mais chuva para o Estado. Será a solução para a estiagem? De jeito nenhum! Primeiro, não deve chover em todas as regiões gaúchas. E, dois, onde chover, as precipitações serão irregulares e com volumes muito díspares de um ponto pra outro.

É improvável que chova mais a Oeste e na Metade Sul a maioria das cidades ou não terá chuva ou terá volumes muito baixos. As precipitações tendem a se concentrar do Centro pro Norte do Estado, principalmente ao Norte do paralelo 30ºS, com chuva na Metade Norte.


Mesmo nestas regiões mais propícias à chuva espera-se irregularidade nas precipitações. O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo alemão Icon no acumulado de hoje e amanhã.

Hoje, a instabilidade estará, de novo, associada ao ar quente e úmido. Amanhã, uma frente fria avança com chuva e garoa pelo Leste e o Nordeste gaúcho, o que pode trazer mais chuva para área de Porto Alegre.