Anúncios

A conta de luz ficou mais cara desde sexta, quando entrou em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar um. O motivo é a chuva abaixo da média nos últimos meses nos principais reservatórios do país e a análise, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), que as precipitações devem seguir abaixo do normal. 


Na Região Sul, o nível médio dos reservatórios terminou a última semana em apenas 39%. No Nordeste, parecido: 38%. O Norte está com 30%. No subsistema Centro-Oeste-Sudeste, a situação era pior: pouco mais de 22%.

A MetSul antecipa uma melhora substancial do quadro neste mês no SIN (sistema integrado nacional). Será o ponto de inversão da curva. Esperamos um incremento relevante agora em novembro principalmente nos submercados Sul e Sudeste, mas, notadamente, na Região Sul. O mapa abaixi mostra a projeção de chuva para os próximos dez dias.


Observa-se a perspectiva de altos volumes em bacias importantes como Iguaçu, Paranapanema, Paranaiba e Grande, dentre outros rios de menor contribuição.  Com isso, os valores de energia natural afluente (ENA) devem experimentar um incremento substancial ao longo deste mês nos relatórios diários do ONS. 

 

Anúncios