Volumes elevados de chuva foram registrados nas últimas horas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul com acumulados que passaram de 100 mm em municípios situados junto à Serra do Mar, confirmando o alerta da MetSul Meteorologia de que a região teria chuva volumosa.

VICENTE MEDAGLIA
Conforme dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os totais de chuva em 24 horas até o final da madrugada desta quarta-feira somaram 118 mm em Maquiné, 96 mm em Três Forquilhas, 78 mm em Terra de Areia e 77 mm em Riozinho.
Por que tanta chuva e mais concentrada em municípios do Litoral Norte localizado junto à Serra do Mar? O primeiro ponto é a presença de um centro de baixa pressão que se deslocou do Paraguai para o Sul do Brasil e hoje vai estar na costa.
A rota desta área de baixa pressão faz com que os maiores acumulados de chuva ocorram no Nordeste do Rio Grande do Sul, o Sul e o Leste de Santa Catarina durante esta quarta com marcas de 50 mm a 100 mm em alguns pontos que vão se somar ao que já se precipitou.
A segunda causa para chuva com maiores volumes no Litoral Norte gaúcho e entre o Sul e o Leste de Santa Catarina é a natureza orográfica da precipitação por conta do fluxo de umidade do mar trazido por vento Leste.
A chuva orográfica é a precipitação induzida pelo relevo. Umidade que vem do oceano, trazida por vento, ao encontrar a barreira do relevo da Serra do Mar, ascende na atmosfera e encontra temperatura mais baixa à medida que ascende na atmosfera com camadas mais frias. Isso leva à condensação e à ocorrência de chuva induzida pelo relevo, não raro com volumes muito altos.
No decorrer do dia, a baixa pressão se afasta para o oceano. Com isso, a chuva atinge número maior de cidades dos três estados do Sul do Brasil agora na primeira metade do dia. Da tarde para a noite, a instabilidade ainda afeta diversos pontos, entretanto com menor intensidade e em número mais baixos de locais.
No Rio Grande do Sul, a chuva nesta quarta atinge a maioria das regiões e atua mais na Metade Leste gaúcha. Não deve chover junto à Fronteira Oeste e em pontos do Noroeste. Onde mais deve chover é entre a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte com os maiores acumulados no Leste da Serra e em municípios do litoral junto à Serra no eixo da BR-101.
Em Santa Catarina, chuva em muitas cidades nesta manhã. Da tarde para a noite ocorrem momentos de melhoria em várias cidades, mas o tempo não firma e alguns municípios ainda terão chuva. Instabilidade será mais forte no Sul e no Leste catarinense. Pode chover forte em Florianópolis e região.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
