Anúncios

Chuva alcançou Porto Alegre durante a tarde e, como se previa, teve baixos volumes na cidade | Fernando Oliveira

A previsão do tempo se confirmou que alertava para elevados volumes de chuva durante esta sexta-feira com risco de temporais isolados na Metade Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os acumulados de precipitação apenas de hoje superaram a marca dos 100 mm em alguns municípios dois estados do Sul do Brasil.

Os volumes de chuva só de hoje até o final da tarde desta sexta-feira no Rio Grande do Sul chegavam a 119 mm em Ijuí, 72 mm em Pinhal da Serra, 70 mm em Passo Fundo, 68 mm em Entre-Ijuís, 66 mm em Cruz Alta, 52 mm em Erechim, 49 mm em Vacaria, 48 mm em Lagoa Vermelha e 45 mm em Iraí.


Em Santa Catarina, os acumulados até o fim da tarde atingiam 100 mm em Mirim Doce, 98 mm em Balneário Piçarras, 85 mm em Curitibanos e Campo Belo do Sul, 82 mm em Rio do Oeste, 77 mm em Otacílio Costa, 70 mm em Taió, 65 mm em Lages e Rio do Sul, 60 mm em Pomerode e Indaial, e 50 mm em Blumenau.

A chuva trouxe alagamentos em algumas cidades de Santa Catarina, como Lages, e alguns municípios ainda registraram temporais de granizo durante o dia, como na região de Curitibanos. A chuva veio ainda acompanhada de trovoadas em quase toda a Metade Norte do Rio Grande do Sul e na maior parte do estado catarinense.

A instabilidade no Sul do Brasil, entretanto, não para por aí. Vem mais chuva neste fim de semana e no começo da semana que vem. O tempo segue instável neste sábado em parte do Rio Grande do Sul e em diversas regiões de Santa Catarina, apesar de o sol aparecer em vários pontos dos dois estados.


Uma frente quente deve se formar entre o domingo e a segunda-feira. Vai provocar chuva em diversas cidades gaúchas da tarde para a noite do domingo, quando áreas de instabilidade isoladas podem gerar tempestades localizadas de granizo no Leste catarinense.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


Na segunda, a frente quente atua sobre o Rio Grande do Sul com mais chuva, muitos raios e risco de granizo principalmente no Sul e no Leste gaúcho ao passo que no Noroeste do Estado o feriado vai ter sol e muito calor. Os volumes de chuva na segunda-feira em vários pontos do Sul do Estado podem ser muito altos, ficando entre 50 mm e 100 mm com marcas isoladamente superiores.

Anúncios