A chuva seguirá escassa e mal distribuída no Rio Grande do Sul por ao menos mais uma semana, de acordo com dados de modelos meteorológicos analisados pela MetSul para os próximos dias. A escassez de precipitação deverá agravar ainda mais a situação da estiagem que começa a se instalar em parte do estado.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico Icon, da Alemanha, que está disponível ao assinante em nossa seção de mapas com quatro atualizações diárias (assine aqui).
Como se observa no mapa do modelo meteorológico, é altamente provável que sequer chova em várias cidades do Rio Grande do Sul nos próximos sete dias, notadamente em pontos do Oeste e do Sul do estado.
A instabilidade no período deve afetar mais cidades da Metade Norte gaúcha na forma de precipitações isoladas que ocorrem principalmente da tarde para a noite por conta d aquecimento diurno.
Uma vez que a atmosfera está aquecida, estas pancadas isoladas podem ser fortes e com curta duração em alguns pontos e não se pode descartar a ocorrência de temporais de caráter bastante localizado com queda de granizo e rajadas de vento.
O Rio Grande do Sul terá nesta sexta-feira mais um dia com o predomínio do sol, o que causa crescente apreensão no campo que está em necessidade de chuva. Pode chover da tarde para a noite, mas somente em pontos isolados e mais da Metade Norte.
Com o calor, de forma muito isolada não se pode afastar chuva forte de curta duração assim como o risco de temporais bastante localizados de vento e granizo. A maioria das cidades do Rio Grande do Sul terá calor à tarde. O calor será mais intenso no Oeste e no Noroeste, onde a tarde torna a ser muito quente com marcas ao redor e acima de 35ºC.
Com a escassez de chuva e a intensificação do calor prevista para os próximos dias, a perda de umidade no solo tende a se acelerar com agravamento da situação em localidades que enfrentam déficit hídrico, especialmente no Oeste, Centro e o Noroeste do Rio Grande do Sul, trazendo prejuízo para a agricultura.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.