Anúncios

BOMBEIROS DE MINAS GERAIS

As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte ontem causaram enxurradas, quedas de árvores e alagamentos. Carros chegaram a ficar empilhados em vias públicas com a forte correnteza gerada pela torrente de água que acompanhou o temporal com precipitação torrencial, raios e vento.

O temporal em BH não trouxe chuva intensa em toda a cidade. Nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores registros de chuva e vento se deram no ponto de observação do Cercadinho com chuva de 51 mm em apenas três horas e vento perto de 90 km/h.


Segundo o Corpo de Bombeiros do estado, durante o temporal de terça-feira foram atendidos 162 chamados sobre quedas de árvores e desabamentos e 40 pedidos de socorro a pessoas ilhadas em regiões de alagamento, informou a Agência Brasil.

A BR-040 chegou a ser interditada, próximo ao quilômetro 564, por volta das 20h, depois que a enxurrada causou o alagamento da região. Uma pessoa precisou ser resgatada de dentro do carro. Não houve registro de mortes em consequência das chuvas.


O risco de chuva intensa segue em Minas Gerais, alerta a MetSul. Minas Gerais deve ser o estado mais afetado por chuva forte no Sudeste do Brasil neste fim de janeiro e no começo de fevereiro, embora a MetSul Meteorologia tenha alertas para outros estados da região.

Os volumes de chuva serão muitos altos nos próximos dias por efeito da Zona de Convergência do Atlântico Sul no Sul, no Norte, no Centro e no Leste do estado mineiro, as regiões de Minas que devem ser mais afetadas. No Oeste, da área do Triângulo, deve chover muito menos. Belo Horizonte terá chuva frequente nos próximos sete a dez dias, e em alguns momentos será intensa com risco de novas inundações e deslizamentos de terra.

A orientação à população da Defesa Civil de Minas Gerais é que fique atenta e siga as recomendações priorizando a segurança ao adotar medidas preventivas. “Não subestime a força da água, não atravesse enxurradas, mude o seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Em caso de tempestade com raios, busque abrigos em edificações ou veículos”, alerta a Defesa Civil.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios