Pancadas de chuva atingiram durante esta quarta-feira diversos pontos do Norte e do Nordeste do estado, especialmente cidades da Serra, da Grande Porto Alegre e do Litoral Norte. Chegou a chover forte em alguns pontos, como em alguns trechos da Serra e mais ao Norte da costa, na área de Torres.
TEMPO | Chuva forte causou alagamentos na praia de Torres, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na tarde desta quarta-feira. 📷 @aop2007 pic.twitter.com/gjUqVa0WNR
— MetSul Meteorologia (@metsul) January 24, 2024
Segundo dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, até às 18h, a chuva havia acumulado 49 mm em Bento Gonçalves, 33 mm em Torres, 16 mm em Passo Fundo e Cambará do Sul, 13 mm em Canela e 10 mm em Serafina Corrêa.
Já medições do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, até o mesmo horário, indicaram ontem acumulados de precipitação de 58 mm em Torres, 51 mm em Morrinhos do Sul, 29 mm em Terra de Areia, 24 mm em Itati e 21 mm em Três Forquilhas.
O que todas estas cidades têm em comum, além de fazem parte do Litoral Norte? São todas localidades do litoral que estão no trecho da região que tem a presença da Serra a Oeste. Em cidades da costa mais ao Sul, que não possuem a Serra a Oeste e sim apenas planícies e lagoas, ou mal choveu ou não choveu.
A Serra foi determinante para que chovesse com mais altos volumes nestes pontos do Litoral Norte mais perto de Torres. A umidade que vem do mar, pela circulação de uma massa de ar frio com centro de alta pressão no Atlântico, encontra o relevo, ascende na atmosfera, se resfria e se condensa, gerando chuva.
Chuva que é chamada de orográfica e está associada ao relevo, não raro com volumes altos. Como o fluxo de umidade do oceano continua, a chuva orográfica seguirá ocorrendo nestas áreas ao Norte do litoral gaúcho, especialmente perto de Torres.
O mesmo vai ocorrer nos litorais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, em alguns pontos com volumes excessivos capazes de gerar inundações e deslizamentos de terra. O cenário é elevado perigo por chuva extrema no litoral de São Paulo e parte do litoral do Rio de Janeiro hoje e durante os próximos dias.
AGORA | Temperatura às 17h era de 12,8°C na estação oficial de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. Uma temperatura baixa e tanto para o horário nesta época do ano. pic.twitter.com/7sCRmH16Fe
— MetSul Meteorologia (@metsul) January 24, 2024
Além da chuva, a temperatura também chamou a atenção com frio fora de época em cidades serranas nesta quarta. A temperatura era de inverno ontem à tarde em São José dos Ausentes. Às 15h, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade marca 13,3ºC. No fim da tarde, o registro era de 12,8ºC. Em Canela e Gramado, a temperatura às 16h estava em apenas 15ºC. No alto do Morro da Igreja, a 1.800 metros, no Planalto Sul Catarinense, a temperatura às 15h desta quarta-feira era de 9,7ºC e não passou de 11,9ºC durante todo o dia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.