Foto aérea mostra a enchente em Pajaro, na Califórnia. Moradores foram forçados a deixar suas casas no meio da noite depois que um dique se rompeu as águas tomaram conta da cidade. JOSH EDELSON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma tempestade atingiu a Califórnia na sexta-feira com inundações e ordens de evacuação para várias regiões já castigadas por inverno particularmente chuvoso e com muita neve nas montanhas nas últimas semanas. Em alguns locais, a precipitação se aproximou dos 300 mm.

A chuva, gerada por uma depressão atmosférica, derreteu parte da excepcional cobertura de neve acumulada nos últimos três meses, o que foi suficiente para causar um escoamento quase incontrolável pelas hidrovias do estado da costa Oeste norte-americana.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou na sexta-feira uma declaração de estado de emergência na Califórnia para facilitar o envio de ajuda federal. Nenhum estado norte-americano sofreu tanto com os extremos do clima em 2023 como a Califórnia.

“A Califórnia utiliza todas as ferramentas à sua disposição para proteger as comunidades das tempestades implacáveis e mortais que atingem nosso estado”, declarou o governador do estado, Gavin Newsom, que solicitou a ajuda de emergência federal.

Várias ordens de evacuação foram emitidas, especialmente no Norte do estado, onde sete rios poderiam sofrer grandes enchentes. A Califórnia, o estado mais populoso do país, sofre com precipitações abundantes e excessivas há semanas.

Em particular, durante o mês de janeiro, uma série de tempestades consecutivas causou várias inundações, deslizamentos de terra e queda de árvores, matando 20 pessoas. Parte do estado que estava sob seca extrema até semanas atrás agora está sem seca.

Se não bastasse, um novo rio atmosférico vai trazer mais chuva extrema e neve entre esta segunda e a terça-feira, somente três dias depois do último evento ter causado enchentes com transbordamento de rios e rompimento de diques.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de inundação para partes da Califórnia e Nevada, incluindo as elevações mais baixas da Sierra Nevada e da Baía de San Francisco. As inundações continuam sendo possíveis em áreas onde a chuva está diminuindo após o evento anterior e onde o derretimento da neve ainda está em andamento.