Anúncios

A chuva retorna ao Sul do Brasil neste domingo e atinge os três estados da região ao longo do dia, podendo ser localmente forte em algumas áreas e com risco baixo de alguns temporais isolados, antecipa a MetSul Meteorologia. Apesar da instabilidade, o sol ainda aparece em parte da região.

A instabilidade tem início ainda no começo do dia com a formação de algumas nuvens mais carregadas, mas no decorrer deste domingo tende a aumentar e vai alcançar um maior número de localidades à medida que se formam mais nuvens de desenvolvimento vertical no Sul do Brasil.


A previsão da MetSul indica que a chuva tende a se concentrar mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul, especialmente no Noroeste e no Norte do estado, e ainda em Santa Catarina e no Paraná. Estas áreas devem concentrar os maiores acumulados com volumes em alguns pontos podem passar de 50 mm. No geral, porém, os volumes não tendem a ser altos.

No Rio Grande do Sul, o sol chega a aparecer com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul neste domingo, mas o tempo muda com aumento de nebulosidade e chuva. Já de manhã pode chover em algumas cidades, mas a instabilidade atinge maior número de cidades da tarde para a noite.


A chuva tende a se concentrar mais na Metade Norte, onde em algumas cidades pode até chover forte e com risco de temporal de vento ou granizo. Já na Metade Sul qualquer instabilidade deve ser mais localizada. A temperatura se eleva menos com a instabilidade.

Em Santa Catarina, o Leste do estado já teve muitas nuvens neste sábado e com chuva ou garoa em algumas localidades. Com as nuvens áreas de instabilidade chegando neste domingo, a nebulosidade persistirá e deve chover mais. No Oeste, que registrou sábado de sol, a mudança do tempo será maior com chuva no decorrer do domingo.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva do modelo meteorológico europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite deste domingo em que se constata como a chuva deve atuar mais entre a Metade Norte gaúcha e o estado do Paraná.

Porto Alegre e região metropolitana são um caso à parte. Modelos, como o WRF, não indicam chuva para a capital neste domingo. Outros, como Icon e Europeu, projetam a possibilidade de chover. Assim, se chover, os volumes serão baixos. Ao menos parte do dia deve ter sol e nuvens com aumento de nebulosidade.

A instabilidade que vai avançar pelo Sul do Brasil deve atingir depois áreas mais ao Sul do Mato Grosso do Sul e também o estado de São Paulo. No território paulista, nuvens que avançam do Sul do país já podem trazer precipitação neste domingo em alguns locais, mas em outros a chuva chega na segunda-feira.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios