O amanhecer ainda teve temperatura negativa nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, no 40º dia do ano com registro de mínimas abaixo de zero no estado. A massa de ar frio, entretanto, não mais influencia o tempo e ar mais quente ingressa no território gaúcho a partir do Nordeste da Argentina com elevação maior da temperatura e máximas que na tarde desta terça foram a 28ºC em Santa Rosa, no Noroeste, e 25ºC na Grande Porto Alegre.
Junto com o ar mais quente, instabilidade avança para o Rio Grande do Sul. Imagens do satélite meteorológico GOES-16 do fim da tarde mostravam nuvens muito carregadas se formando em província do Nordeste argentino com tendência de deslocamento para Leste, rumo ao estado gaúcho. Estas nuvens já trazem chuva para pontos da Fronteira Oeste na noite desta terça.
Mas que ninguém espere chuva generalizada. O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, entretanto em algumas áreas ocorrem períodos de maior nebulosidade. Não se descarta chuva isolada em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, sobretudo entre a madrugada e de manhã.
Ar mais quente toma conta do estado e o amanhecer é pouco frio na maioria das cidades nesta quarta, exceção de baixadas em regiões serranas que ainda têm temperatura mais baixa. A tarde, por sua vez, será de temperatura bastante agradável e elevada para esta época do ano com sensação de calor em municípios do Noroeste.
A chuva nesta quarta no Rio Grande do Sul, mais concentrada na primeira metade do dia, tende a ser muito irregular na distribuição. Atinge mais pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho e ainda assim não alcança todos os municípios destas regiões.
Os mapas abaixo mostram a projeção de refletividade, sinalizando a instabilidade com precipitação, conforme o modelo de alta resolução WRF de 4 km da MetSul Meteorologia. Este e outros modelos podem ser consultados a qualquer hora pelo assinante em nossa seção de mapas.
Embora se preveja chuva entre quinta e sexta em pontos do extremo Sul gaúcho, chuva mais generalizada no Rio Grande do Sul é prevista pela MetSul apenas para o fim de semana, quando haverá a passagem de uma frente fria que será precedida por forte calor e que depois terá queda acentuada da temperatura com o ingresso de uma massa de ar frio. Não há previsão de chuva para Porto Alegre até o final do sábado.